5 dicas para evitar que a pele abaixo da barba fique desidratada


É impossível cuidar da barba sem cuidar da pele. Cuidados inadequados com a barba refletem em incômodos à pele do rosto, como secura e coceira

O estilo barbudo está em alta, e cada vez mais os homens têm se preocupado com a estética dos pelos faciais. Entretanto, apesar de conferir um aspecto agradável, assumir o “barbão” demanda alguns cuidados a mais.

“Uma das principais queixas entre os adeptos da barba é a pele seca que fica sob os pelos faciais. Muitas pessoas se esquecem que, assim como cuidamos dos cabelos e do couro cabeludo, temos também que cuidar dos pelos faciais e da pele que fica sobre eles. Com simples cuidados, é possível acabar com os incômodos dessa pele seca”, afirma Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB. Confira algumas dicas:

Lave o rosto com água morna
Tomar banho e lavar o rosto com água quente pode parecer relaxante em um primeiro momento, mas certamente não favorece a pele. A água quente retira parte do manto hidrolipídico, barreira protetora da pele, que, com o tempo, passa a ficar com aspecto “rachado”, podendo causar coceira e até o surgimento de placas vermelhas de irritação.

Prefira água fria ou em temperatura morna no banho e na hora de lavar o rosto. Além disso, evite o excesso de lavagem, pois a prática excessiva também retira o óleo natural da pele e pode deixá-la seca e com o aspecto de repuxado. O recomendável é lavar apenas duas vezes ao dia.

Utilize um shampoo próprio para barba
Uma higiene correta é o primeiro passo para evitar coceira. Lavar corretamente os pelos faciais mantém a barba livre de sujeira, poeiras e células mortas que se acumulam ao longo do dia. No entanto, um erro muito comum que homens cometem é o de utilizar shampoos para cabelo para higienizar a barba.

A diretora comercial da B.URB explica que os shampoos para cabelo possuem ativos responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo. Esses ativos, se usados na barba, removem uma camada de hidratação importante para a pele. Por isso, ela recomenda o Shampoo para Barba Downtown, da B.URB, que, além de higienizar os pelos, possui um blend de ativos de alto rendimento capazes de desobstruir os poros causadores de cravos e pelos encravados. O produto, segundo ela, também estimula a circulação sanguínea da região e auxilia no crescimento saudável dos fios.

Esfolie
Esfoliar a região retira as células mortas que podem causar ressecamento e coceiras. Outro benefício de utilizar um esfoliante é que o produto promove uma limpeza mais profunda nos poros, desobstruindo-os e liberando passagem para os pelos crescerem no sentido correto, impedindo de encravar e de formar cravos e espinhas. “O ideal é utilizar esfoliantes especificamente masculinos, como o Tribeca, da B.URB. O produto possui sementes de apricot (damasco), ideal para hidratar e higienizar o tecido cutâneo, e, por não possuir esferas sintéticas, pode ser utilizado todos os dias, diferentemente dos esfoliantes tradicionais.”

Use um hidratante
Hidratar a pele e a barba todos os dias é um cuidado importante para evitar o ressecamento e a descamação na área, além de prevenir e acalmar a coceira. O ideal, para os barbudos, é utilizar hidratantes específicos para pelos faciais. Uma boa opção é o balm para barba Midtown, da B.URB. “Formulado com manteiga de karité, o Midtown é um balm que trata de maneira eficiente os pelos de todos os tipos de barba, além de contar com emolientes calmantes que mantêm a pele hidratada e evitam ressecamentos, escamações e o surgimento da caspa”, destaca Ana Paula.

Invista em um óleo se sua barba também estiver ficando seca
Assim como cuidados para pele seca envolvem mais de um produto, você pode, sim, aliar o uso de hidratantes e óleos no intuito de melhorar o aspecto da barba. Uma dica é o óleo para barba Venice, da B.URB. “O óleo Venice amacia, dá brilho e revitaliza os fios, conferindo um aspecto natural e evitando o desconforto que uma barba excessivamente gordurosa e oleosa traz à pele. Além disso, o óleo nutre os fios, alinha e evita que se tornem quebradiços”, finaliza a diretora comercial da B.URB.

Publicar um comentário

0 Comentários