Como ser mais produtivo no home office?


Confira as recomendações para ser mais produtivo no trabalho em casa

Para impedir o alastramento rápido das infecções por coronavírus, e diminuir as chances de contágio, é recomendado evitar aglomerações. Com isso, muitas empresas passaram a liberar seus funcionários para fazer home office. Entretanto, muitos profissionais acabam diminuindo a sua produtividade por não saberem administrar o seu tempo e trabalho em casa. A mentora de produtividade Marcele Policarpo dá algumas dicas de como otimizar o tempo para produzir mais e melhor em casa. Confira:

1 - Troque de roupa
Muitas pessoas, por estarem em casa, acabam trabalhando de pijama. A troca da roupa é extremamente importante para que você entenda que acabou o momento sonolento e que, agora, é hora de começar o trabalho.

2 - Determine horários para trabalhar e fazer intervalos
É comum essas duas questões se misturarem. O ambiente de casa pode ser bem desafiador por estar associado ao descanso e lazer. Então, é importante determinar o horário que irá iniciar o trabalho, fazer as refeições e finalizar o expediente.

3 - Organize um lugar para trabalhar
Se você não tiver um escritório em casa, organize um lugar que tenha “cara de trabalho”. Isso ajudará os profissionais que são um pouco mais distraídos a não perderem o foco.

4 - Planeje o seu dia
Coloque horário para cada tarefa, incluindo tarefas de casa. É por meio do planejamento que você conseguirá ganhar tempo e atuar de forma proativa. Quanto mais você planejar a sua vida, mais assertiva a sua produtividade será.

Organize as tarefas do trabalho e também tarefas de casa e não confunda os afazeres. A confusão de horários pode afetar diretamente a qualidade de vida e, consequentemente, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

5 - Utilize a regra 90/20
A cada 90 minutos de trabalho, faça uma pausa de 20 minutos e se dê essa recompensa! É importante que durante os 90 minutos você seja o mais produtivo possível. Não pare o que estiver fazendo para responder e-mails pessoais ou mensagens. Esse momento é para você ser produtivo de verdade!

Agora, quando o despertador tocar, tire uma pausa. Esse é o momento para você tomar um café, mexer nas redes sociais, ler algumas páginas de algum livro. Isso será a recompensa! Quando o tempo acabar, retorne ao foco e produtividade.

6 - Seja monotarefa e não seja multitarefas
Pessoas que acreditam que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo dividem o seu foco e não conseguem otimizar o seu tempo. Cientificamente foi demonstrado que não é possível fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Você não é capaz de ter 100% de foco em duas atividades ao mesmo tempo. Você só conseguirá ter flashes da outra atividade e não foco total dela.

As pessoas que querem fazer duas, três, quatro coisas ao mesmo tempo só terão resultados rasos de cada uma dessas atividades e não serão de fato produtivas. São essas pessoas que param no meio do caminho e se sentem frustradas por não conseguirem realizar seus objetivos. Tenha um foco em uma única tarefa por vez.

7- Não permita interrupções no seu dia a dia
Desative todas as notificações do seu celular e não permita ser interrompido. Imagina você fazendo um trabalho importante, escrevendo um e-mail e aí entra uma notificação, você se desconcentra completamente! A cada notificação que você recebe, você perde o foco e diminui a sua produtividade. Você sai de um nível intenso de concentração para um nível raso de concentração.

Importante: se outras pessoas da sua família também estão em casa, é importante fazer acordos de horários para não ser interrompido. Caso você tenha filhos menores, estipule horários nos quais você participará das brincadeiras e horário que você precisará se concentrar para trabalhar. 

Além dessas orientações, é importante que você esteja atento aos sinais do seu corpo. Entenda quando você é produtivo e quando precisar dar uma pausa. Trabalhar em casa pode ser um desafio por você não entender o momento que deve iniciar e quando deve parar de trabalhar.

Enviar um comentário

0 Comentários