Educação SP vai permitir que certificado de conclusão via Encceja seja impresso em casa


Medida vai dar mais agilidade ao processo e beneficiar cerca de 30 mil pessoas por ano

A partir desta segunda-feira, dia 30 de março, a Secretaria Estadual da Educação começa a implementar a digitalização do processo de entrega dos certificados dos candidatos aprovados via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Estes candidatos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fizeram o exame não precisarão mais se deslocar até a sede da Secretaria Estadual da Educação, em São Paulo, ou até as Diretorias de Ensino, para retirar seus certificados.

Todo o processo de entrega dos certificados passa ser digital. Dessa forma, a Seduc dará mais agilidade ao procedimento e deixará de imprimir, assinar e entregar 30 mil certificados físicos por ano.

Os concluintes poderão acessar seus certificados de conclusão de curso no portal da Secretaria Escolar Digital (clique aqui), depois de incluir dados pessoais como CPF e data de nascimento. Se o documento já estiver gerado, será possível fazer o download e imprimir da própria casa do candidato ou de qualquer outro lugar. A solicitação do diploma ainda continua a ser feita pelo Portal Net (aqui).

Uma resolução publicada na sexta-feira, 27 de março, regulamentou a possibilidade de o documento ser impresso em qualquer folha de sulfite A4, não necessitando estar em papel timbrado ou oficial para ter validade.

Instituições e empregadores
Cada certificado terá um código único e um QR code, dando possibilidade para que empregadores e instituições de ensino comprovem a veracidade do documento, quando necessário.

Por meio do código chave disponível no documento será possível comprovar os dados do certificado na própria Secretaria Escolar Digital. A validação por QR Code se dará por celular.

A medida também vai permitir que funcionários do Departamento de Avaliação Educacional (DAVED) não precisem assinar manualmente todos os documentos, e possam se dedicar às demais atividades da Pasta.

Publicar um comentário

0 Comentários