Saiba como prevenir as rugas do sono

Foto - Divulgação

Especialista dá dicas para marcas desaparecerem ou pelo menos diminuírem

Diferente das rugas convencionais, que geralmente são causadas por movimentos repetitivos dos músculos, as sleep lines, popularmente conhecidas como rugas do sono, são as linhas verticais ou oblíquas causadas por uma pressão prolongada na lateral da face, que podem surgir de acordo com a posição que costumamos dormir.

Segundo Willian Ortega, cirurgião dentista especializado em harmonização orofacial, geralmente as sleep lines surgem na região da testa, um pouco acima dos olhos e podem ser causadas por um hábito muito comum: dormir de lado.

“Ao dormir com o corpo voltado para um lado ou de bruços, nós estamos pressionando o peso do nosso corpo, que durante o sono, acaba deslizando e amassando a pele do rosto contra o travesseiro, e o problema é que muitas das vezes permanecemos por horas nesta mesma posição”, explica Ortega.

Este “amassado” da pele pode durar até o amanhecer e depois voltar ao normal. “Numa pele mais jovem, ao despertar, esta ruga desaparece, mas, numa pele mais madura, as sleep lines podem ficar marcadas no rosto, o que atinge a autoestima de grande parte das mulheres mais maduras”, destaca o cirurgião.

Segundo Ortega, isso acontece devido ao fato de que após os 30 anos, o corpo apresenta uma diminuição da produção de colágeno, o que faz com que a pele perca firmeza e força natural.

Com relação aos tratamentos indicados para combater as rugas do sono, o dentista explica que, além dos procedimentos estéticos realizados nas clínicas como: liftings, preenchimentos e aplicação de ácido hialurônico para estimulação do colágeno, algumas medidas simples, que podem ser adotadas no dia a dia também são benéficas para evitar este tipo de rugas.

Ortega lista algumas dicas: hidratar o corpo e a pele bebendo bastante água; optar por fronhas de seda para que a pele deslize melhor no travesseiro ou comprar travesseiros feitos à base de materiais antirrugas, além de escolher um dermocosmético que seja ideal para o tipo de pele do paciente.

“É primordial tratar e prevenir as rugas do sono com a utilização de produtos adequados. Dormir de barriga para cima é a posição mais indicada para evitar que ocorra o deslizamento da face pelo travesseiro, mas infelizmente, é um hábito difícil de adaptar”, finaliza o especialista.

Enviar um comentário

0 Comentários