Web para Todos apresenta nova campanha pela inclusão digital de pessoas com deficiência


Ação criada pela Publicis, agência parceira do Movimento, mostra dificuldades que pessoas com deficiência visual enfrentam ao tentar realizar uma compra na web

Para quem enxerga, fazer uma compra online é um processo relativamente fácil, que se dá após alguns cliques e o compartilhamento de dados de pagamento. Para pessoas cegas ou com deficiência visual severa, o processo é bem mais complicado. É isso o que mostra a nova campanha do Movimento Web para Todos, criada pela Publicis.

O objetivo da ação é sensibilizar empresas e a população para tornar a web mais acessível aos 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. O primeiro webfilm da série simula a complexidade que envolve a compra de uma camisa utilizando leitor de tela - tarefa facilmente realizada por quem enxerga.

"Um quarto da população brasileira não tem acesso a todos os benefícios que a web proporciona, mas com pequenas atitudes é possível transformar essa realidade. É essa a missão do Web para Todos que, por meio dessa campanha, busca chamar a atenção da sociedade para o tema”, afirma Simone Freire, idealizadora do Movimento.

Sobre o Movimento Web para Todos

O Movimento Web para Todos tem o propósito de mobilizar, educar e transformar a sociedade para a construção de uma web acessível a todas as pessoas, inclusive os mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

Foi idealizado em 2017 pela empreendedora Simone Freire, fundadora da Espiral Interativa, agência especializada em comunicação inclusiva, em parceria com o W3C Brasil, consórcio internacional que desenvolve padrões para a web em todo o mundo.

O Movimento promove, por meio de sua plataforma online, o compartilhamento de experiências, a troca de conhecimento técnico e a oferta de ferramentas e serviços que auxiliam na construção de sites e apps acessíveis. Com o apoio de parceiros estratégicos e um grupo de voluntários especialistas em acessibilidade, o Web para Todos também realiza oficinas de capacitação e produz relatórios técnicos sobre acessibilidade na web, com a missão de disseminar dados qualitativos para a sociedade e criar, futuramente, parâmetros comparativos de acompanhamento da transformação digital.

Fazem parte da rede do Movimento as seguintes organizações:

Parceiros institucionais - Espiral Interativa, W3C Brasil, Ceweb.br, CGI.br, NIC.br, Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor (Idec) e Fundação Roberto Marinho.

Organizações amigas da acessibilidade - Abradi, Amankay, Audima, BigData, Brasscom, Camara-e.Net, Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escola de Direito da FGV SP, Fundação Dorina Nowill, HandTalk, Instituto Mara Gabrilli, Instituto Rodrigo Mendes, Laramara, MATAV-Unesp, Nossa Causa, ONCB - Organização Nacional de Cegos do Brasil, Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo, Santa Causa, SiDi e Vida Mais Livre.

Saiba como tornar seu site e redes sociais acessíveis e ganhar novos visitantes

No site do Movimento Web para Todos há dicas, guias, exemplos práticos, códigos e muitas outras informações para orientá-lo nesse sentido. Fizemos uma curadoria especial para você! Confira:

Guia completo para criação de um site acessível:
Confira a versão regular do filme:


Filme com Libras e audiodescrição:


Ficha técnica
Agência: Publicis Brasil
Título: Pequenas Tarefas - Comprar
Duração: 60”
Produto: Institucional
Cliente: Movimento Web Para Todos
CCO: Domenico Massareto
Diretor de criação: Saulo Mileti
Redator: Paulo Costa
Diretor de arte: Felipe Azambuja e Caio Verçosa
Head de RTV: Renata Sayao
RTV: Valdir dos Santos, Márcia Albuquerque e Natasha Zamianini
Mídia: Henrique Fogaça e Theodora Mello
Atendimento: Paula Ganem e Katryn Gabryellen
Aprovação cliente: Suzeli Damaceno e Simone Freire

Produtora de vídeo: 7 FILMES
Diretor: Gugu Seppi
Head of art: Alexandre d'Albergaria
Diretor de fotografia: Marco Antônio Ferreira
Montagem: Renato Andrade De Oliveira Batata
Atendimento: Anna Fauaz
Produção: Giácomo Vulcano
Coordenação de pós-produção: Thaís Castrioto
Pós-produção/finalização: Renne Perez, Jeff Almeida e Diogo Meyer

Produtora de som: Comando S
Trilha: Equipe Comando S
Mixagem: Equipe Comando S
Locutora: Andrea Mathias
Atendimento: Elis Pedroso/Juliana Marchetti

Acessibilidade
Intérprete de Libras: Karina Zonzini Bueno
Audiodescrição: Marco Petucco

Enviar um comentário

0 Comentários