Defina On e Off no home office


Não se torne um workaholic apenas por trabalhar em casa, confira dicas para se manter saudável

Por conta da atual situação de quarentena, a resposta para a maioria dos profissionais está sendo o home office. “Para quem nunca trabalhou em casa, a adaptação pode ser difícil, afinal, home office exige disciplina e bastante força psicológica pois problemas como isolamento e sobrecarga emocional ocorrem facilmente durante essa rotina”, explica Madalena Feliciano, gestora de carreira e CEO da Outliers Careers e IPCoaching.

Muitas vezes, o conforto e flexibilidade que temos para trabalhar em casa podem ser um empecilho para um profissional conseguir ser produtivo, além de distrações comuns no lar. A especialista dá algumas dicas sobre como se adaptar e conseguir manter o nível de trabalho sem deixar a saúde mental de lado:
  1. Cumpra horário: assim como se estivesse na empresa, defina seu horário e o cumpra. Isso é muito importante para que seu cérebro mantenha a sensação de “estar trabalhando” e possa sair dela depois.
  2. Comunique os outros habitantes: familiares e filhos, deixe claro que aquele é seu momento de trabalho. É benéfico diminuir as interferências durante o período. Feche a porta e não se distraia!
  3. É interessante manter-se profissional: às vezes, uma atitude simples como se arrumar para ir trabalhar, mesmo que seja em casa, pode te ajudar a entrar no clima e produzir melhor.
  4. Respeite suas pausas: assim como você faria um lanche, iria ao banheiro, dentre outras paradas, não negligencie suas necessidades em casa. Vá para outro local para almoçar e se desligue do trabalho para voltar mais relaxado.
  5. On e Off: não é porque você trabalha em casa que estará disponível o tempo inteiro para o trabalho. A não ser que alguma emergência aconteça, seja On apenas durante seu horário.

“Respeitar a si mesmo e dar seu melhor durante a jornada de trabalho são atitudes que se completam. É preciso encontrar o equilíbrio entre a produtividade e os limites de si mesmo”, finaliza Madalena.

Publicar um comentário

0 Comentários