Arquidiocesano realiza festival on-line para celebrar vida e obra de seu fundador

Fachada do colégio Arquidiocesano em São paulo. Foto - Divulgação

Atividades ocorrerão em plataformas virtuais e envolverão mais de 3 mil alunos, professores e colaboradores no ambiente virtual

O Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), realiza de 10 a 30 de junho, o Festival Champagnat, que celebra anualmente a vida e obra de seu fundador, São Marcelino Champagnat, por meio de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e solidárias. Contudo, é a primeira vez na história da escola centenária que o tradicional evento ocorrerá utilizando o ambiente on-line, atendendo aos protocolos de saúde para o combate ao novo coronavírus. A cerimônia de abertura virtual acontece na quarta-feira, dia 10 de junho, às 19h.

O Festival Champagnat contempla alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio visando preconizar os valores Maristas - acolhida, presença, espírito de família, espiritualidade, simplicidade e solidariedade. São mais de 3 mil alunos, docentes e colaboradores envolvidos virtualmente na celebração.

A temática central que conduz a festividade tem como base o tema da Campanha da Fraternidade de 2020, que diz respeito a Fraternidade e Vida: dom e compromisso e tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

“Todos os estudantes são convidados, por meio das mais diversas atividades, a refletirem sobre questões referentes ao cuidado e compromisso com a vida, especialmente no contexto atual de pandemia, propondo alternativas coletivas e sustentáveis para o exercício da fraternidade, da justiça e da solidariedade”, diz o coordenador da Pastoral do Colégio Marista Arquidiocesano, Osmar Resende.

De acordo com o Diretor Geral do Arquidiocesano, Carlos Walter Dorlass, as festividades serão diferentes este ano mas, mesmo diante da pandemia, o Colégio não deixará de levar alegria, cultura e solidariedade para a comunidade. “Todas as atividades que irão ocorrer serão desenvolvidas na perspectiva da solidariedade e do respeito mútuo”, enfatiza.

Doação de alimentos

Os impactos da pandemia da Covid-19 têm afetado os moradores de rua e inúmeras famílias da Zona Leste de São Paulo, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, em que muitos dos trabalhadores informais estão sem poder realizar as atividades profissionais.

Para dar apoio a essas famílias, os estudantes do Colégio Marista Arquidiocesano estão protagonizando ações desde o mês de abril, que incluem a arrecadação de alimentos e produtos de higiene para o SEFRAS - Serviço Franciscanos (Largo São Francisco - Centro) e para os bairros União de Vila Nova, Vila Progresso e Jardim Robru.

Nos três bairros da Zona Leste estão localizadas as Escolas do Marista Escolas Sociais, que oferecem ensino gratuito e de qualidade para crianças e adolescentes da região. As doações estão sendo entregues no sistema drive thru, respeitando todos os cuidados e protocolos de segurança, no Colégio Marista Arquidiocesano (localizado na Vila Mariana) e no Colégio Marista Glória (no bairro Cambuci).

Publicar um comentário

0 Comentários