Natura faz tributo aos oceanos em nova campanha de Kaiak Oceano


“Ouça o Chamado do Oceano” é um convite para mergulhar na imensidão do fundo do mar e refletir sobre novas formas sustentáveis de lidar com a poluição das águas

Desde 1996, Kaiak, da Casa de Perfumaria do Brasil, se inspira no universo aquático e marinho. Com o lançamento de Kaiak Oceano, Natura propõe um mergulho na imensidão do fundo do mar. A marca traz à tona a reflexão sobre as novas formas sustentáveis de lidar com a poluição das águas - o primeiro passo de Kaiak frente à causa da Natura que propõe um mundo com #MaisBelezaMenosLixo - ao promover a conscientização e incentivar as pessoas a fazerem a diferença quanto ao destino do lixo no meio ambiente.

Foi pensando na relação da marca com o oceano, além de sua sintonia com a natureza, que a agência DPZ&T chegou ao convite que age como fio condutor de toda a campanha: Ouça o chamado do Oceano.

Para isso, a comunicação conta com uma ação especial no Twitter, com a participação de Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso e Ítalo Ferreira. Ação de um dia inteiro, na última sexta-feira, o oceano realizou um takeover em seus perfis oficiais - uma ocupação instigante que trouxe luz e grandiosidade para o tema, como se o casal estivesse dando voz ao oceano e trazendo mensagens de urgência em nome das mudanças necessárias para combater os 80% do plástico produzido no mundo que está nos mares.


Na ação especial, Isabella Santoni, Federico Devito, Raul Aragão, Hugo Bonemer e Érica Prado também participaram do movimento. Outros influenciadores darão sequência à ação, entre eles o ator Bruno Gagliasso e o surfista Ítalo Ferreira.

Com lançamento especial no break exclusivo do Jornal Nacional, o filme chama atenção para dados impactantes. A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico chegam ao oceano, segundo dados da Revista Science; e até 2050 teremos mais plástico do que peixes no mar, conforme estudo da Fundação Ellen MacArthur.

O filme de 15” alerta para a causa e a história é contada de forma completa na versão de 60”: um homem ouve o chamado e, em seu mergulho, depara-se com imagens impactantes do oceano sendo tomado pelo plástico. A produção de imagem é da Iconoclast Films, com direção de cena de Ian Ruschel, enquanto a Satélite Audio assina a produção de som.

“Kaiak é uma marca icônica que se renova mais uma vez com Kaiak Oceano, um lançamento que oferece um olhar mais consciente sobre o lixo e o impacto que ele tem sobre as águas, dando luz a um dos temas mais sensíveis e alarmantes do momento: a poluição dos oceanos. Unimos inovação e sustentabilidade ao trazer parte da peça do lançamento com plástico reciclado e a extração qualificada das algas marinhas, presentes na composição da fragrância. Dessa maneira, realizamos um verdadeiro tributo aos oceanos, com o cuidado do meio ambiente e um lançamento que promove um mergulho na imensidão do fundo do mar”, afirma Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura.


Parte da peça plástica que compõe a embalagem do produto, os chamados “ombros” da fragrância, é feita de plástico reciclado - os frascos de todas as fragrâncias do portfólio de Kaiak já são feitos com até 30% de vidro reciclado. Parte desse plástico reciclado, cerca de 8%, vem do litoral, coletado por cooperativas. O restante é retirado de aterros sanitários. Desta forma, a marca fomenta a cadeia de reciclagem do material, ajudando a evitar que chegue a um de seus destinos mais comuns: o oceano.

Além disso, o filme plástico que envolve os cartuchos do novo Kaiak Oceano foi eliminado para reduzir ainda mais o uso do material. Agora, a caixa do produto é mais resistente e o lacre é feito com cola. O filme plástico, assim como qualquer outro plástico de uso único, como copos e canudos, é um material utilizado por poucos minutos e de forma individual, mas que leva milhares de anos para se decompor.

"A campanha foi inteira pensada para chamar atenção para a urgência desse tema. Assusta pensar que, apenas no tempo de leitura desse texto, milhares e milhares de novos quilos de plástico chegaram ao oceano. É um chamado que precisa ser ouvido, é o que buscamos inspirar", comenta Denise Gallo, diretora de criação da DPZ&T.

Confira abaixo o filme da campanha:



Ficha técnica
Data de produção: agosto e setembro/2020
Cliente: Natura Cosméticos S.A.
Produto: Kaiak Oceano
Título: Chamado do Oceano
Agência: DPZ&T
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção de Criação: Denise Gallo
Criação: Denise Gallo, Layana Leonardo, Rafael Avila, Paula Cunha, Rafaela Santurian
Atendimento: Ana Coutinho, Fernanda Recupero, Karen Bartels, Guilherme Lopes, Túlio Pizano e Gabriela Oyas
Aprovação Cliente: João Paulo Ferreira, Andrea Alvares, Denise Coutinho, Carlos Pitchu, Fernanda Rol, Ana Carolina Soutello, Renato Winnig, Leonardo Vendrame, Leticia Carvalho, Karina Guimarães, Flavia Marchetto e Helen Pereira
Projetos: Marcos Yamamura, Patricia Sanches, Eduardo Souza, Marione Oliveira e Caroline Barrios
Planejamento: Lígia Paes Barros, Marília Duran, Krizia Gatica e Marianna Bolgheroni
Mídia: Paulo Ilha, Felipe Lopes, Nathalie Rodrigues, Anna Moreira, Gabriella Tetti, Julia Santana e Rafaela Mourão
BI: Marcelo Azevedo e Eduardo Barreto
Engajamento e Influência: Patricia Capuchinho, Didi Blanco, Gabriela Olsen e Otávio Almeida
RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Vanessa Nascimento, Sthefany Nascimento, Ana Ananias e Fernanda Assato
Produtora de Imagem: Iconoclast
Direção de Cena: Ian Ruschel
Produção Executiva: Francesco Civita, Elisa Melo, Alonso Sperb e Mariela Costa
Assistente de Produção Executiva: Matheus Monteiro
Coordenação de Produção: André Bauer
Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro
Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira e Beatriz Soares
Fotografia Filme: Juliano Lopes
Fotografia Cenas Produto: Juliano Lopes
Diretora de Arte: Larissa Cambauva
Montador: Felipe Thomé
Assistente de montagem: Roberta Bonoldi
Finalizador: Thiago Marra
Correção de Cor: Marla Grading
Pós-Produção: Nash
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Nicole Bonnet, Larissa Sarkis e Leticia Britto
Produção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes e Helton Oliveira
Finalização: Carla Cornea, Isadora Penna, Pedro Macedo e Ian Sierra
Coordenação de produção: Ana Cordeiro e Larissa Costa
Assistente Geral: Renan Marques

Publicar um comentário

0 Comentários