5 receitas ideais para fazer o arroz render mais

Imagem meramente ilustrativa. Arquivo Portal Primus FM

Opções práticas para fazer o arroz render e poupar no orçamento familiar

O confinamento causado pela pandemia fez com que mais pessoas passassem a cozinhar, optando muitas vezes por alimentos nutritivos e de fácil preparo como o arroz. Devido às recentes variações de preço, o cereal se tornou um ingrediente estimado no preparo de refeições e de grande impacto no orçamento familiar. Neste contexto, aumentar o rendimento do produto de forma equilibrada é essencial para saúde física e financeira.

Para ajudar nessa tarefa, a equipe de especialistas em nutrição da Ajinomoto do Brasil, indica cinco opções que mostram como o arroz pode ser melhor aproveitado. Todas as receitas foram desenvolvidas de acordo com a Política de Nutrição do Grupo Ajinomoto, que visa garantir a saúde e bem-estar da população.

Para quem procura uma receita com aquele gostinho de prato mineiro, o Arroz com Feijão da Roça é uma ótima opção. Bastante prática, necessita de apenas uma panela para o preparo, e o toque de Tempero Sazón® Marrom faz toda a diferença.

Já para quem deseja explorar outros ingredientes além do arroz, o Arroz Completo preparado com Tempero Sazón® Toque de Alho é a escolha certa. O prato é uma refeição balanceada, que inclui, além do carboidrato, proteína e leguminosas.

Uma opção que agrada tanto os vegetarianos quanto os carnívoros é o Arroz com Brócolis e Queijo, preparado com Tempero Sazón® Branco. E o tempo de preparo também é um grande atrativo, em apenas 20 minutos é possível degustar essa refeição deliciosa.

Outra alternativa para quem tem pressa e quer se alimentar bem é o Yakimeshi. Os ingredientes dessa receita já proporcionam uma excelente refeição, e o AJI-NO-MOTO® realça o sabor desse preparo, dando um toque de mestre.

Para os amantes de cebola, o Arroz com Lentilha e Cebola Caramelizada é o prato ideal. Preparada com Caldo Sazón® Legumes, a receita fica saborosa e é uma ótima opção para quem procura uma refeição leve. Confira abaixo o passo a passo das receitas:

Arroz com Feijão da Roça

Foto - Divulgação/Ajinomoto do Brasil

Ingredientes
meia xícara (chá) de bacon cortado em cubinhos (50 g)
1 gomo pequeno de linguiça calabresa picadinha (100 g)
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de feijão carioquinha, demolhado por 12 horas
2 sachês de  Sazón® Marrom
1 pitada de sal
1 litro de água
1 xícara (chá) de arroz, lavado e escorrido
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o bacon e a linguiça, e frite por 12 minutos, virando por todos os lados, ou até dourarem. Junte a cebola e frite por mais 4 minutos ou até a cebola dourar. Acrescente o feijão, o Tempero Sazón®, o sal, a água e o arroz e cozinhe em fogo médio por 15 minutos após o início da fervura. Retire do fogo, salpique o cheiro-verde e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo - 45 min.
Fonte - Sabores Ajinomoto

Arroz Completo

Foto - Divulgação/Ajinomoto do Brasil

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
meia cebola pequena picada
10 fatias de bacon picadas (100 g)
1 peito de frango, sem pele e sem osso, em cubos médios (200 g)
300 g de lombo suíno cortado em cubos médios
2 sachês de Tempero Sazón® Toque de Alho
meia colher (chá) de sal
1 litro de água fervente
1 xícara (chá) de feijão-branco, demolhado por 2 horas (180 g)
2 xícaras (chá) de arroz parboilizado cru (320 g)
meia cenoura pequena picada (60 g)
meia xícara (chá) de seleta de legumes congelada (opcional)
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo
Em uma panela de pressão média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos ou até ficar transparente. Acrescente o bacon, o frango, o lombo, 1 sachê de Tempero Sazón® e metade do sal e frite por 10 minutos, mexendo de vez em quando, ou até as carnes dourarem. Adicione a água e o feijão, tampe e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 25 minutos após o início da fervura. Retire do fogo, espere a pressão ceder, abra a panela, junte o arroz, a cenoura, a seleta de legumes, o Tempero Sazón® e o sal restantes. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por mais 5 minutos após início da fervura. Retire do fogo, espere a pressão ceder, abra a panela e junte o cheiro-verde. Sirva em seguida.

Rendimento - 8 porções
Tempo de preparo - 1 hora
Fonte - Sabores Ajinomoto

Arroz com Brócolis e Queijo

Foto - Divulgação/Ajinomoto do Brasil

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
meia cebola pequena picada (50 g)
1 xícara (chá) de arroz cru (170 g)
2 xícaras (chá) de água fervente (400 ml)
1 sachê de Tempero Sazón® Branco
2 pitadas de sal
2 xícaras (chá) de brócolis japonês, cortado em buquês pequenos (120 g)
1 xícara (chá) de queijo minas frescal, em cubos pequenos (100 g)

Modo de preparo
Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos ou até ficar transparente. Adicione o arroz e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a água, o Tempero Sazón®, o sal e os brócolis e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por 12 minutos ou até o líquido secar. Junte o queijo e misture. Retire do fogo e sirva em seguida.

Rendimento - 5 porções
Tempo de preparo - 20 minutos
Dica - se preferir, substitua o queijo minas pela mesma quantidade de requeijão cremoso
Fonte - Sabores Ajinomoto

Yakimeshi

Foto - Divulgação/Ajinomoto do Brasil

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho espremido
1 ovo
2 e meia xícaras (chá) de arroz já cozido, sem tempero (360 g)
meia colher (chá) de sal
meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
meia cenoura média, cortada em cubos pequenos, aferventada (75 g)
meia xícara (chá) de presunto, em cubos pequenos (60 g)
meia xícara (chá) de ervilha congelada (60 g)
4 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada

Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue por 2 minutos ou até dourar. Acrescente o ovo e, ao começar a mudar de cor, mexa para deixá-lo em pedaços menores. Adicione o arroz, o sal e o AJI-NO-MOTO® e refogue por mais 2 minutos ou até aquecê-lo. Junte a cenoura, o presunto e a ervilha, previamente descongelada, misture e refogue por mais 2 minutos ou até que todo o arroz esteja envolvido pela mistura. Retire do fogo, finalize com a cebolinha-verde, misture e sirva em seguida.

Rendimento - 5 porções
Tempo de preparo - 15 minutos
Fonte - Sabores Ajinomoto

Arroz com Lentilha e Cebola Caramelizada

Foto - Divulgação/Ajinomoto do Brasil

Ingredientes
meia xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml)
4 cebolas grandes cortada em tiras finas (800 g)
3 e meia xícaras (chá) de água fervente (700 ml)
1 xícara (chá) de lentilha crua (160 g)
1 sachê de Caldo Sazón® Legumes
1 xícara (chá) de arroz branco cru (170 g)

Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Junte a cebola e refogue por 20 minutos ou até que fique dourada, mexendo ocasionalmente. Enquanto isso, cozinhe a lentilha: em uma panela grande, coloque a água, a lentilha e o Caldo Sazón®, e leve ao fogo baixo para cozinhar, com a panela tampada, por 15 minutos ou até que a lentilha esteja macia. Retire do fogo, escorra, reserve separadamente a lentilha e a água do cozimento. Assim que a cebola caramelizar, reserve 2 colheres (sopa), junte o arroz e refogue por 1 minuto ou até o arroz estar completamente envolvido. Junte o caldo do cozimento da lentilha e cozinhe, com a panela semitampada, em fogo médio por 15 minutos ou até que o arroz esteja macio e o líquido tenha secado. Retire do fogo, acrescente a lentilha e misture. Decore com a cebola reservada e sirva em seguida.

Rendimento - 5 porções
Tempo de preparo - 1 hora
DicasDecore com folhas de salsa. Se desejar a cebola caramelizada mais escura, refogue-a por 30 minutos
Fonte -  Sabores Ajinomoto

Publicar um comentário

0 Comentários