Black Friday: como impulsionar as suas vendas por meio do marketing digital


As compras digitais ganharam força durante a pandemia e, por conta disso, este ano a Black Friday voltará às suas origens. O empreendedor digital Alex Vargas lista dicas de como impulsionar usando técnicas do marketing digital

Os canais digitais e e-commerces ganharam mais força e espaço durante a pandemia do novo coronavírus. Este é um dos maiores motivos para as mudanças que a Black Friday sofrerá neste ano.

Com as compras pela internet tendo mais destaque, a data volta às suas origens tendo como foco as vendas online. Mas, além disso, a previsão é que as compras diminuam devido à situação financeira de muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa do Google, 54% dos brasileiros pretendem comprar algo na data - essa porcentagem mostra uma queda de 8% em relação à 2019.

O levantamento, feito pela Provokers com 1.500 pessoas de todas as regiões do Brasil, também mostra que 40% dos consumidores irão comprar online, tendo um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

De acordo com empreendedor digital Alex Vargaseste é o momento certo para quem deseja vender mais por meio de e-commerce. “A quantidade de pessoas que pretendem comprar algo na Black Friday é maior do que esperávamos por conta da pandemia. Por isso, é importante deixar claro para quem deseja impulsionar as vendas, que o marketing digital é a melhor opção não apenas neste, mas em qualquer cenário. É uma forma de usar estratégias para divulgar seus produtos e desenvolver a sua marca que pode criar uma conexão maior com os seus consumidores”, explica.

Pensando nisso, o empreendedor aponta dicas práticas para impulsionar as vendas. Confira:

Invista em marketing
Um dos maiores receios principalmente para quem está começando no mundo das vendas digitais, é investir seu dinheiro em algo que não sabe se irá dar certo ou funcionar. Mas, neste momento de pandemia, o investimento torna-se uma das dicas essenciais para conseguir destacar seus produtos.

“Estamos falando sobre crescer e aumentar o número de clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento. Muitas pessoas ficam limitadas ao tráfego orgânico, então não há um controle de quando e quantas pessoas irão atingir. Para ter um resultado mais rápido e com mais controle, é importante pensar em investir e reinvestir em marketing. Pode ser um custo, mas vale a pena comparado ao dinheiro que pode começar a entrar”, defende Vargas.

Crie campanhas de remarketing no Facebook Ads
Essa é uma forma de fazer publicidade online direcionada aos visitantes do seu site. É normal que os visitantes não comprem produtos na primeira visita ao site, então essa é uma ótima opção para exibir produtos visualizados recentemente em forma de patrocínio dentro da rede social. A estratégia pode fazer com que os usuários voltem a visitar o site e, dessa vez, comprem algo.

“Quando as pessoas optam por criar campanhas de remarketing, é importante levar em consideração os produtos que têm mais destaque no site. Dessa forma, é mais fácil saber o que os principais interesses dos usuários, além de aumentar as chances de obter boas taxas de conversão. Além disso, é uma forma de atingir de forma específica não somente quem já visitou o site, mas também pessoas que procuram por produtos relacionados ao que a pessoa vende”, complementa.

Aposte em marketing de relacionamento
Um dos principais pontos para conseguir mais engajamento, é criar uma relação de confiança com o consumidor para que ele compre da marca e seja fiel a ela. Por conta disso, uma dica essencial é fazer com que o cliente se sinta cativado pelo atendimento, para que sinta-se satisfeito após a compra. Dessa forma, é mais fácil fazer com que o cliente volte a comprar no mesmo lugar e indique para outras pessoas.

“Hoje em dia, é ainda mais essencial para quem busca impulsionar suas vendas, direcionar as ações para os clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados. Isso pode ser feito informando o cliente de ofertas e descontos, criando programas de fidelidade, realizando pesquisa de satisfação e até mesmo investindo em um serviço de atendimento ao cliente. Essa é uma forma de manter os clientes que já tem e encontrar novos”, explica.

Faça marketing de conteúdo
O principal objetivo dessa estratégia é criar e divulgar conteúdos para o público-alvo da empresa, fazendo com que os clientes criem uma identificação com a marca. A criação de conteúdo é outra maneira de atrair novos clientes e gerar grande retorno para o negócio, mas para isso é importante fazer as coisas da forma certa.

“Eu acredito que o principal ponto é montar um conteúdo que tenha consistência, seja em qual for a plataforma utilizada. Essa também é uma maneira de mostrar ao Google que o site tem um conteúdo bom e que atrai o cliente. Além disso, essa estratégia gera valor e aumenta o engajamento da audiência, e também facilita a segmentação da audiência, já que é justamente quando pode se referir ao seu público-alvo de forma personalizada”, conclui o empreendedor.

Publicar um comentário

0 Comentários