Últimas

6/recent/ticker-posts

Ceia de Natal: para ser especial não tem que ser trabalhosa

Fricassê de Peru de Natal, uma forma gostosa de economizar no almoço de Natal. Foto - Divulgação

Nem sempre fazer pratos mirabolantes significa sucesso. Muitas vezes vale a pena lançar mão da simplicidade e caprichar mesmo é na escolha dos ingredientes e no carinho com que é feita a comida. Chef dá dicas de como deixar a refeição especial, mais simples e muito saborosa

É Natal, e com a chegada dessa época, além de se reacender os sentimentos de amor, esperança e solidariedade, nos aparece também aquele velho dilema: o que fazer para a ceia. A ideia inicial de quem é escalado para tal tarefa é sempre fazer algo grandioso com muitos pratos saborosos e tão bem elaborados que nos fazem comer também com os olhos.

A chef Adriana Gomes diz que nem sempre fazer pratos mirabolantes pode ser sinônimo de sucesso na noite de ceia, muitas vezes vale a pena lançar mão da simplicidade e caprichar mesmo é na escolha dos ingredientes e no carinho com que é feita a comida. Para dar uma ajudinha a quem está com essa nobre incumbência de preparar a ceia natalina, a chef dá algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença.

“Sabemos que a ceia é uma das estrelas da noite de Natal. É aquela refeição que realmente foge do convencional do dia a dia, afinal é um momento importante e celebrado uma vez por ano com as pessoas que mais amamos. Mas essa ceia não precisa ser algo trabalhoso. Existem pratos simples, que sempre fazem sucesso”, conta a chef.

E uma das primeiras dicas de Adriana Gomes é para a sobremesa: tradicional e infalível pudim de leite condensado. “Está aí uma receita que é muito simples de fazer e que sempre faz sucesso”, destaca.

Uma outra dica de prato doce dada por Adriana é a tradicionalíssima rabanada de natal. “Essa é outra sobremesa em que você não irá gastar muito pouco. E uma dica, além do pão dormido, você também pode usar o panetone e usar o leite condensado que deixa um sabor bem marcante”, sugere.

Os patês, segundo Adriana, são ótimas opções de entrada pois são fáceis de fazer e se pode preparar vários sabores. “Tendo um bom creme de leite e mais alguns temperos você pode fazer várias opções de entrada como patê de azeitona, de atum, de frango, creme de queijo”, explica a chef.

Fácil e barato

E por falar em creme de leite, este é outro ingrediente barato e que pode ajudar a compor outro prato que pode ser considerado um “coringa” para uma boa ceia: a maionese. “A maionese é um tipo de salada muito versátil em que você pode dar o seu toque especial usando os legumes e os temperos de sua preferência. E se quiser dar um toque ainda mais especial, prepare você mesmo o creme da sua maionese, com uso de creme de leite e batata inglesa cozida para ajudar no ponto. Fica muito mais suave do que o uso da maionese tradicional”, afirma a chef.

Para o prato principal a dica de Adriana Gomes é o tradicional peru de natal ou alguma outra ave que é tipicamente consumida neste período natalino. “A carne das aves em geral têm menos gordura e portanto são mais leves e ideal para ser consumida no período noturno. E o melhor, se sobrar pode virar o fricassé de peru do almoço de domingo de Natal. Ou seja, simples, saboroso e barato”, diz a Adriana.

Confira abaixo duas receitas para fazer seu Natal mais fácil, mas não menos especial.

Fricassê de Peru de Natal

Ingredientes
400gr de peru cozido e desfiado
2 colheres de azeite
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
1 tomate sem semente picado
Meia cenoura ralada
Sal, pimenta, cheiro verde a gosto
Uma lata de milho sem água
Uma caixa de creme de leite (200gr)
100 gramas requeijão cremoso

Cobertura
200 gramas de mussarela
200 gramas de batata palha

Modo de preparo
Coloque em uma panela , azeite, alho, cebola, refogue rapidamente , acrescente o peru desfiado, pimenta a gosto, tomate picado e cenoura, refogue bem. Acrescente o milho, creme de leite e requeijão mexendo bem para engrossar, acerte o sal e cheiro verde a gosto, coloque em um refratário, cubra com mussarela e leve ao forno para gratinar por 10 minutos a 200°. Cubra com a batata palha e sirva com arroz branco e salada de folhas.

Pudim de Leite Condensado

Ingredientes
3 ovos
Uma caixa de leite condensado Marajoara (395g)
200 gramas de creme de leite
100 ml de leite integral Marajoara
Uma colher de chá de essência de baunilha
Uma xícara de açúcar cristal
1/3 xícara de água

Modo de preparo

Calda de caramelo
Coloque em uma panela o açúcar e a água, leve ao fogo médio até ficar na cor de guaraná. Despeje na forma de buraco de 15 cm , envolva toda a forma rodando para a calda cobrir as laterais, reserve.

Pudim
Bata muito bem as gemas, leite condensado, creme de leite, leite e baunilha com fouet, no liquidificador ou mixer. Aguarde 5 minutos para a espuma subir, retire com uma colher, ou peneire usando um perfex limpo, despeje na forma caramelizada, leve para assar por 30 minutos em forno 160° tampando a forma com papel alumínio, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos. Espere esfriar e desenforme. Mantenha na geladeira.

Durabilidade - 7 dias na geladeira

Enviar um comentário

0 Comentários