Últimas

6/recent/ticker-posts

Chef revela o segredo das Pizzas Napolitanas

Chef Gino Contin Jr. Foto - Divulgação

Com massa de longa fermentação, 
o chef Gino Contin ensina a preparar Pizzas de Flor de Abóbora e Mortadela e uma versão doce, a Pizza de Torta de Limão

Pizza é uma paixão nacional, principalmente em Sampa, tanto que o Brasil está entre os países que mais consumem essa delícia italiana, com uma produção diária de cerca de 1,7 milhões redondas.

Um dos segredos para deixar essa delícia ainda mais gostosa é prepará-la com uma massa de longa fermentação, o que faz com que ela fique extremamente leve e com uma borda super crocante. Para quem quer fazer esse tipo de pizza em casa, o chef Gino Contin nos dá receita da sua massa que deve fermentar, no mínimo, por 12 horas fora da geladeira para ficar perfeita.

Ele explica que usar uma farinha 00 e respeitar esses prazos é muito importante para atingir o verdadeiro sabor da pizza napolitana. “Depois que a massa está pronta, ela precisa fermentar por 12 horas fora da geladeira e por mais 24 horas sob refrigeração para conseguir maturar e completar todo o ciclo de longa fermentação, o que vai deixar a pizza muito mais saborosa”, explica o chef que é proprietário do Maverick Thematic Music Bar.

Para quem quer aproveitar as festas de fim de ano ou as férias e ir para a cozinha, além da receita da massa, Gino também ensina duas versões super diferentes. A primeira é uma Pizza de Mortadela, inspirada no famoso sanduíche do Mercadão de São Paulo.

Além do embutido, ela leva queijo prato, um toque de erva-doce e gotas e raspas de limão siciliano. Já, a segunda opção, é uma versão “napolitana” da Torta de Limão que, além irresistível, é ideal para a sobremesa. Confira as sugestões e aproveite para colocar a mão na massa:

Massa de pizza de longa fermentação

Ingredientes
1kg de farinha de trigo - preferência a italiana 00
600ml de água
3g de fermento seco
30g de sal
Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo
Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 24 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

Pizza de Flor de Abóbora

Foto - Divulgação

Ingredientes
350g de massa de longa fermentação para pizza napolitana
220g ou 6 fatias de mussarela em fatias
250g de ricota fresca
100g de Grana Padano
6 flores de abóbora
150g de passata de tomate pelado
2 claras de ovo
50g folhas de hortelã
1 limão
Flores comestíveis para decorar

Modo de preparo

Recheio
Faça uma pasta de ricota fresca (250g), grana padano ralado (150g), gema (2), hortelã e raspa de limão. Essa pasta é usada para rechear a flor de abóbora e também para cobrir a pizza junto com a mussarela especial.

Montagem
Abra uma massa napolitana de 350g, no formato redondo de 35 cm. Passe a passata de tomate, coloque as fatias de muçarela, o restante da pasta de ricota e disponha seis flores de abóbora recheadas. Unte as flores com azeite para não queimar e finalize com hortelã. Leve a pizza ao forno para assar. Após assada acrescente algumas flores comestíveis para deixar a pizza ainda mais bela e saborosa.

Pizza de Mortadela, Erva Doce e Limão Siciliano

Foto - Divulgação

Ingredientes
350g de massa de longa fermentação para pizza napolitana
15 fatias de mortadela com pistache
270g ou 8 fatias de queijo prato
1 limão siciliano
Erva doce fresca
150g de tomate pelado amassado

Modo de preparo
Abra a massa napolitana de 350g no formato redondo de 35 cm marcando a borda com os dedos. Espalhe a passata de tomate sem subir nas bordas. Coloque as fatias de queijo prato sobre o molho e leve ao forno para assar até um pouco antes dela estar bem assada. Coloque as fatias do queijo prato sobre a massa e as fatias de mortadela em pequenos pacotinhos cobrindo todo o queijo. Volte ao forno para terminar de assar. Após tirar a pizza do forno, esprema meio limão siciliano e coloque ramas de erva doce picada sobre a mortadela.

Pizza de Torta de Limão

Foto - Divulgação

Ingredientes
350g de massa de longa fermentação para pizza napolitana
1 lata de leite condensado
100 ml de suco de limão
3 claras em neve
200g de açúcar
Raspas de limão

Modo de preparo
Acrescente o suco de limão aos poucos sobre o leite condensado, misturando de baixo para cima até dar o ponto. Comece a bater as claras em neve na batedeira em velocidade baixa. Vá aumentando e acrescente o açúcar aos poucos até atingir o ponto de merengue.

Montagem
Cubra o disco da pizza com a mousse de limão e espalhe o merengue por cima. Use o maçarico para dourar o merengue e polvilhe com as raspas de limão para finalizar.

Enviar um comentário

0 Comentários