Últimas

6/recent/ticker-posts

'Croquetas': aprenda como fazer esse petisco diferente

Croquetas espanholas recheadas. Foto - Marca Hans Divulgação

Uma receita típica espanhola, recheada com presunto alemão

Durante o fim de semana é ótimo se reunir com a família para colocar o papo em dia, relaxar e apreciar um bom aperitivo. Melhor ainda quando é possível degustar um petisco diferente, típico dos bares tradicionais. Pensando nisso, a Hans, marca de embutidos e defumados premium, ensina como preparar 'croquetas'.

Típicas da Espanha, as 'croquetas' são diferentes do croquete brasileiros. A forma é praticamente a mesma, o que muda é o recheio. Enquanto a versão nacional leva carne, a croqueta tradicional é feita com presunto e molho bechamel, marcado pelo sabor do louro. É empanado e frito, como o salgadinho que conhecemos.

O segredo da 'croqueta' está no recheio com o presunto alemão, uma especialidade originada do Presunto Floresta Negra, típico do sul da Alemanha. O que dá origem ao seu sabor único é uma combinação de fatores: corte especial do pernil suíno, em peça única, sem pele, com uma fina camada de gordura, marinado em um tempero que leva zimbro e folhas de louro.

Depois, o presunto passa por um banho com corantes naturais, como carmim e beterraba, e vai para o cozimento e para a defumação, até atingir a textura macia e suculenta e seu sabor característico. A receita tem modo de preparo fácil e rende 80 unidades. Se congeladas, as 'croquetas' podem ser conservadas por até 3 meses. Confira abaixo a receita completa:

Croquetas espanholas

Ingredientes

Massa
100g de manteiga
100g de cebola picada
200g de alho-poró fatiado
500g de Aparas de fatias finas de Presunto Alemão Hans
250g de farinha de trigo
1,8 litro de leite
1 unidade de folha de louro
13g de sal
30 g de salsa picada

Empanamento
400 g de farinha de trigo
400 g de farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de preparo

Massa
Em uma panela funda, derreta a manteiga e doure a cebola e o alho-poró. Junte o presunto e refogue rapidamente. Acrescente a farinha de trigo e envolva os ingredientes. Adicione o leite, a folha de louro e o sal. Em fogo baixo, mexa vigorosamente por cerca de 25 minutos, até que o creme atinja uma consistência bem espessa e comece a desgrudar do fundo da panela. Coloque a salsa, passe o creme para um recipiente e cubra com filme-plástico. Deixe em geladeira por 3 horas. Modele bolinhos de 30 g em formato de croquetes.

Empanamento
Empane na seguinte ordem: ovo, farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Leve ao freezer. Frite as croquetas congeladas em óleo de soja a 160 °C. Escorra em papel-toalha e sirva imediatamente.

Enviar um comentário

0 Comentários