Últimas

6/recent/ticker-posts

Sebrae-SP triplica consultorias a distância na pandemia


Cursos EAD cresceram 156% em comparação com ano passado. Legislação e marketing estão entre os assuntos mais procurados

A pandemia da Covid-19 intensificou a busca por ajuda e conhecimento por parte dos empreendedores de primeira viagem e de donos de pequenos negócios já consolidados. É o que mostra os números do Sebrae-SP. A procura por consultorias a distância triplicou: de 3.393 em 2019 para 10.524 em 2020.

Os cursos EAD da entidade também registraram alta. Em 2019, 98.110 pessoas fizeram as capacitações online. Em 2020, o salto foi de 156% para 251.215. O tema legislação aplicada aos pequenos negócios lidera o ranking de cursos mais procurados, seguido de marketing e vendas; serviços financeiros e contábeis; planejamento empresarial e empreendedorismo.

“Em um 2020 tão desafiador o Sebrae esteve sempre ao lado do empreendedor. Apoiamos desde o momento que eles tiveram que baixar as portas e buscar novos canais de vendas, renegociar contratos, se destacar nas redes sociais até a hora da reabertura. Em 2021, vamos intensificar ainda mais essa parceria. Fortalecer as pequenas empresas é fortalecer a economia brasileira”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.

Expectativa

A pesquisa Indicadores do Sebrae-SP entrevistou os donos das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas para saber as expectativas para os próximos meses. Para 47% deles, os próximos seis meses devem ser de faturamento estável. Outros 34% estão otimistas e esperam alta na receita. Já 8% aguardam piora e 11% não sabem.

O levantamento ainda indica uma recuperação dos negócios. Em outubro, as MPEs paulistas registraram uma alta de 3,7% no faturamento em relação a setembro. Trata-se do sexto aumento consecutivo no faturamento, na comparação dos resultados do mês com o mês anterior.

Publicar um comentário

0 Comentários