Últimas

6/recent/ticker-posts

Tudo que seu creme precisa para tratar acne, manchas, olheiras, pele seca e envelhecimento no verão

Foto - Divulgação

Experts explicam quais substâncias são realmente efetivas para sua pele no verão, sem correr o risco de deixá-la pior

De repente você acordou com uma espinha - ou então com uma ruga que até então não havia percebido, saiba que os dermocosméticos podem ajudar. Mas, principalmente no verão, você deve ter cuidado com as substâncias tópicas, para não manchar a pele ou causar efeito de piora.

Consultamos experts em beleza para te explicar quais são as substâncias que, em séruns ou cremes, devem fazer parte de sua rotina para tratar oleosidade e acne, manchas, olheiras, rugas, ressecamento e flacidez. Confira:

Menos brilho e espinhas

Quando o assunto é acne e oleosidade, Acneol SR traz tudo o que há de bom para a pele que produz brilho em excesso. “A composição traz ácido salicílico, zinco, silício e enxofre. Todos esses ativos têm importante ação antiacne e seborreguladora. Além de estimular a renovação celular, o ativo acelera o processo de cicatrização da pele”, afirma a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Outra opção é o ativo D.S.B.C, que une o ácido salicílico e a tecnologia dos silanois, o que acelera a renovação celular e promove o aumento da comunicação celular, beneficiando a resposta imune da pele.

“Já Miniporyl é um extrato de trevo vermelho (Trifolium Pretense), com composição rica em Biochanina A, isoflavona que reduz o tamanho dos poros, diminuindo a oleosidade e deixando a pele mais luminosa”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal.

Outra tecnologia importante para apostar são as microsílicas. “Elas são microcristais que têm a propriedade de absorver a oleosidade que a pele produz. Então esses microcristais agem de duas maneiras: absorvendo a oleosidade do produto, deixando o produto mais sequinho, falando mais especificamente sobre protetores solares, já que eles são naturalmente mais oleosos. A segunda ação é absorver também a oleosidade da pele. Por isso, eles fazem uma dupla ação contra a oleosidade, do produto e da pele, sem ressecar o tecido cutâneo”, afirma pesquisador e farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Outro passo importante na rotina de beleza que ajuda a limpar e renovar a pele é conseguido por meio da esfoliação, com produtos como Tribeca, da BURB. O esfoliante é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruindo os poros e ajudando na renovação celular. Com sementes de Apricot (damasco) em sua composição, o produto é ideal para higienizar e hidratar o tecido cutâneo.

Pele sem manchas

O tratamento da mancha é mais difícil, sendo necessário ativos como os ácidos kójico e tranexâmico. “O ácido Kójico inibe a ação da tirosinase, enzima responsável pela produção de pigmento, promovendo a diminuição da formação de melanina e, consequentemente, o clareamento. É um ácido que não causa irritabilidade nas concentrações de margem de segurança. Já o ácido tranexâmico age no bloqueio dos comunicadores inflamatórios responsáveis pelo processo de hiperpigmentação”, diz a Dra. Claudia.

“Além disso, a formulação ainda pode conter Albatin (evita a formação de melanina), B-White (reduz a pigmentação solar e genética) e Silpearl (para proporcionar máxima luminosidade e equilíbrio hídrico da pele)”, diz Mika.

Uma novidade no mercado é o Clarivis TX, da Ada Tina Italy, um sérum ultraclareador capaz de atuar em 21 mecanismos de formação das manchas para clarear a pele. O produto conta com três ativos de alta eficácia no combate às manchas: o Ácido Tranexâmico a 5%, a Niacinamida e o Alfa-Arbutin.

Fim das olheiras

As olheiras são pigmentações anormais de característica genética ou que podem ser adquiridas. São dois pigmentos envolvidos: o melânico acastanhado ou o vermelho acastanhado violáceo pelo depósito de hemossiderina, que é um pigmento férrico. O primeiro passo é hidratar bem a região, com produtos específicos para a área dos olhos. Um dos ativos mais importantes para essa hidratação é Hyaxel, um ácido hialurônico de baixo peso molecular que promove hidratação cutânea e aumenta a produção de colágeno.

“Quanto aos ativos para diminuir a coloração das olheiras, indico Meiyanol com ação anti-inflamatória e quelante de ferro, em associação com MDI Complex que protege as fibras de colágeno da degradação, evitando aparição de olheiras causadas pela perda de tônus dos vasos”, diz a farmacêutica.

Com ácido kójico vetorizado, Radiance, da Buona Vita, pode ser usado diariamente para rejuvenescer completamente a área dos olhos, tratando olheiras, bolsas, flacidez, rugas e hidratando a região. O produto também traz extratos botânicos que tonificam os vasos e drenam a região.

Preenchimento já

Quando surgem as “volumetrias negativas”, as famosas rugas, além de hidratar a região, é fundamental o uso de substâncias que estimulem o colágeno e tenham efeito preenchedor. “Esses preenchedores estimulam a produção das proteínas dérmicas. Um preenchedor sem agulha estimula a pele a produzir essas proteínas ao invés de injetá-las”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo.

Segundo a Dra. Claudia Marçal, a prescrição pode conter Adipofill, um avançado sistema que ajuda no estímulo do preenchimento de células adiposas (de gordura). “Ele pode ser combinado com Densiskin D+, que tem ação no microrrelevo cutâneo e na junção dermoepidérmica, ajudando a diminuir a aparência das rugas. Outra sugestão é SWT-7, um ativo que estimula células-tronco e reduz a aparência de rugas verticais; e ainda pode ser usado o ácido ferúlico, com importante ação antioxidante e que suaviza rugas e linhas de expressão”, diz Mika Yamaguchi.

O mercado traz opções importantes como Collagen Peptide, da Ada Tina Italy, um sérum ultraconcentrado formulado com peptídeos colagênicos, pequenas frações de aminoácidos que penetram profundamente na pele para estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico.

Pele 100% hidratada

Mesmo no verão, quando a pele fica mais oleosa, é fundamental hidratá-la para evitar o ressecamento e impedir que a pele esteja susceptível aos danos ambientais. Para isso, a Dra. Claudia Marçal recomenda o uso de Acquaporine Active (biopeptídeos que melhora o transporte da molécula de água), GPS Trealose (combate a desidratação da pele) e Hidro.Bio (alta capacidade de retenção de umidade).

“Além disso, outro ingrediente importante com uso noturno recomendado é Overnight Repair, que combate o estresse oxidativo e os danos celulares, além de promover hidratação intensa e duradoura”, diz a médica.

O ácido hialurônico também é um coringa para uma hidratação eficiente, explica Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. “O ideal é que o produto conte com o ácido hialurônico em diferentes pesos moleculares, o que significa que ele agirá em diferentes camadas da pele”, explica Isabel.

O sérum 4D, da Buona Vita, traz quatro ácidos hialurônicos para conferir forte ação hidratante e anti-idade, promovendo a rearquitetura do contorno facial, ao mesclar alto e baixo peso molecular da substância.

Mais firmeza e elasticidade

A chave para devolver firmeza e elasticidade à pele é o estímulo ao colágeno. Isso pode ser feito por meio de diversos tratamentos, mas o uso de dermocosméticos também é importante. “Ativos como Progeline e Progenitrix retardam a senescência (envelhecimento celular) e aumentam a produção de colágeno, principalmente na junção entre as camadas da pele. Isso ajuda contra a flacidez”, diz Mika.

A dermatologista Dra. Claudia Marçal lembra também de Sculptessence, que proporciona redesenho da face, e Sirhamnose, que confere mais firmeza à pele por estimular a síntese de colágeno.

Além do uso dos ingredientes, os especialistas lembram que o fotoprotetor de uso tópico é de fundamental importância para evitar que, enquanto você trata sua pele, mais danos se formem. “O uso do filtro solar deve ser feito por todos, já que ele é o principal meio de prevenção do envelhecimento e do câncer de pele. Portanto, use todos os dias o filtro solar, em qualquer estação do ano, e em todas as áreas expostas”, finaliza.

Publicar um comentário

0 Comentários