Últimas

6/recent/ticker-posts

8 dicas para conquistar cabelos longos e bonitos rapidamente


Especialistas explicam quais são os cuidados que devem ser tomados para fazer com que os cabelos cresçam mais rápido, fortes e saudáveis

Cabelos longos e bem cuidados são o sonho de muitas pessoas. O problema é que deixar o cabelo crescer pode ser um verdadeiro desafio, principalmente pelo fato de alguns fatores intrínsecos, como a idade, influenciarem diretamente no crescimento dos fios.

“Com o passar dos anos, é comum notarmos que nossos cabelos estão crescendo mais devagar. Isso ocorre porque, conforme envelhecemos, nosso metabolismo basal é reduzido, o que resulta em uma diminuição natural do crescimento do fio do cabelo”, diz dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além disso, fatores externos, como o estilo de vida, também podem estar relacionados ao crescimento desacelerado dos fios. “Nossa dieta e hábitos diários modulam a expressão de genes que podem afetar o crescimento dos fios. Por exemplo, a baixa expressão do gene CYP19A1 pode levar a um acúmulo maior de DHT (di-hidrotestosterona), o que favorece a miniaturização e queda dos fios”, explica o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral Multigene.

Mas a boa notícia é que existem uma série de cuidados que podem ser adotados para resolver essa situação e acelerar o crescimento dos fios. Quer saber quais são? Reunimos um time de especialistas para listá-los abaixo:

Adeque sua alimentação
Se você perceber que seu cabelo está demorando a crescer, vale a pena também tentar introduzir na sua dieta alimentos que são boas fontes de proteínas. “Os cabelos são formados basicamente de queratina, que é uma proteína. Então, aposte no consumo de alimentos ricos nesse nutriente, como peixe, frango, carne magra, ovos e feijão”, recomenda a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

“Além das proteínas, minerais metálicos como ferro e cobre, presentes, por exemplo, no fígado, também possuem participação importante na saúde capilar, da mesma maneira que as vitaminas do complexo B, como a biotina”, completa.

Verifique os seus níveis de ferro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% da população mundial é anêmica, ou seja, possuem deficiência na concentração da hemoglobina devido à falta de ingestão de ferro.

“O problema é que a hemoglobina é responsável por transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo, incluindo aquelas que alimentam seus fios, sendo assim indispensável para o crescimento capilar”, explica o Dr. Lucas Fustinoni, médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society e da European Hair Research Society.

Então, caso os seus níveis de ferro estejam abaixo do recomendado, o ideal é apostar no consumo de alimentos ricos no nutriente, como feijão, espinafre, lentilha, castanha de caju e carne vermelha.

Atente-se à composição dos produtos que você utiliza
Até mesmo os shampoos convencionais que você utiliza para higienizar os fios diariamente podem alterar o ciclo de crescimento natural dos cabelos. “Isso porque alguns shampoos são formulados com sulfatos, componentes agressivos para os fios que podem colocar a saúde dos fios em risco, retardando seu crescimento. Por isso, o ideal é optar por produtos que não contenham o ingrediente em sua composição”, aconselha a Dra Paola Pomerantzeff.

Cuide do couro cabeludo
Uma das causas do crescimento devagar dos fios pode ser a falta de cuidados com o couro cabeludo, o que leva a um estado conhecido como disbiose capilar. “A disbiose capilar ocorre quando a microbiota do couro cabeludo, que é constituída por microrganismos vivos responsáveis por manter a saúde dos cabelos, entra em desequilíbrio, gerando inflamação, queda, enfraquecimento e encurtamento dos fios e impedindo que os cabelos atinjam seu potencial máximo de crescimento”, diz o Dr. Lucas.

Por isso, além da higienização diária do couro cabeludo com shampoos sem sulfato específicos para sua necessidade, é importante também que você tome outros cuidados, como não aplicar condicionador na raiz dos fios, usar o secador de cabelo apenas na haste do fio, evitando calor no couro cabeludo, e utilizar produtos específicos para a manutenção da microbiota da região, como a máscara SpeedHair, da Éclaire.

“Desenvolvida a partir de anos de pesquisa e milhares de artigos científicos, a máscara SpeedHair conta com uma fórmula exclusiva capaz de atuar em diversos mecanismos-chave envolvidos na manutenção da saúde dos fios para melhorar a microbiota capilar e estimular o desenvolvimento dos folículos, acelerando assim o crescimento dos cabelos”, completa o especialista.


Pare de fumar
Se você fuma, saiba que o cigarro pode ser uma das razões pelas quais seu cabelo não cresce. “Cada cigarro que você acende contém um coquetel de substâncias químicas que afetam a oxigenação do seu corpo, incluindo transporte de nutrientes, o que atinge seu couro cabeludo e retarda o crescimento dos fios”, diz a Dra Paola.

Converse com seu médico sobre suplementos
A correria do dia a dia, muitas vezes, dificulta a obtenção de todos os nutrientes e vitaminas que nosso corpo precisa. Então, em alguns casos, você pode precisar de vitaminas orais, como o sílicio.

“O silício é um elemento importante para formação e estrutura do fio, além de ajudar muito na melhora da qualidade do cabelo. Uma ótima opção para a suplementação desse componente é o Exsynutriment, um silício estabilizado em colágeno marinho hidrolisado e que fornece silício biodisponivel para o organismo, melhorando significativamente a saúde capilar”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora científica da Biotec Dermocosméticos.

Invista no Minoxidil
Caso você queira acelerar ainda mais o crescimento dos fios é possível apostar no Minoxidil, medicamento que age aumentando a circulação sanguínea do couro cabeludo e melhorando a oxigenação da região. “Dessa forma, o medicamento prolonga a fase anágena, ou seja, a fase de crescimento do cabelo e promove o crescimento de fios mais fortes e saudáveis”, explica o Dr Lucas.

Aposte nos procedimentos
Outra estratégia para acelerar ainda mais o crescimento dos fios é apostar em procedimentos estéticos como o Eletroderme, que é indicado para ajudar na recuperação, fortalecimento e crescimento capilar, além de também ser capaz de combater quadros de alopecia androgenética e eflúvio telógeno.

“O Eletroderme é um equipamento que possui microagulhas que penetram profundamente na pele do couro cabeludo, exercendo ação local diretamente no bulbo capilar. Dessa forma, há o estímulo dos fatores de crescimento plaquetários no couro cabeludo com consequente promoção do crescimento dos fios”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, as microagulhas abrem pequenos canais no couro cabeludo, o que permite que alguns fármacos sejam aplicados no local para potencialização do tratamento.

Por fim, caso você ainda esteja tendo problemas com o crescimento dos fios mesmo após seguir todos os cuidados, o mais importante é que você consulte um especialista. “Apenas o médico poderá realizar uma avaliação e identificar a real causa do problema, indicando assim o melhor tratamento para que seus cabelos voltem a crescer adequadamente”, finaliza o Dr Abdo Salomão.

Enviar um comentário

0 Comentários