Últimas

6/recent/ticker-posts

Chef ensina a preparar Pizza de Mignon

O Chef Gino Contin. Foto - Divulgação

Chef Gino Contin
 faz releitura de receita tradicional Napolitana combinando cubos da carne com muçarela de Búfala e Pecorino

Para quem adora a combinação de pizza com carne, o Chef Gino Contin decidiu compartilhar uma sugestão que faz sucesso no cardápio do seu Maverick Thematic Music Bar que fica em Limeira, no interior de São Paulo. A receita é da Pizza de Mignon, Búfala, Pecorino e Tomilho Limão, uma reinterpretação de uma pizza tradicional branca de carne moída e muçarela da cidade de Nápoles criada pelo pizzaiolo Ciro Coccia, que ficou famoso como o Rei da Margherita.

Pizza de Mignon, Búfala, Pecorino e Tomilho Limão. Foto - Divulgação

“Essa pizza é conhecida como pizza branca por não levar passata de tomate (tomate pelado italiano batido) em sua base. Ela tem cubos de mignon, queijo pecorino ralado e tomilho limão que, combinados, proporcionam aroma e sabor únicos”, explica o chef.

Para quem quer preparar uma autêntica Pizza Napolitana, o chef dá a receita da sua massa de longa fermentação que é suficiente para abrir três redondas. Confira abaixo:

Massa de Longa Fermentação

Ingredientes
1kg de farinha de trigo - de preferência italiana 00
600ml de água
3g de fermento seco
30g de sal
Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo
Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

Pizza de Mignon, Búfala, Pecorino e Tomilho Limão

Pizza de Mignon, Búfala, Pecorino e Tomilho Limão. Foto - Divulgação

Ingredientes
350g de massa de longa fermentação para pizza napolitana
250g de mignon cru cortado em pequenos cubos
270g ou 8 fatias de muçarela de búfala em barra cortada em fatias
Queijo pecorino para ralar finamente em cima do mignon
Tomilho limão fresco
Azeite de oliva

Modo de preparo
Abra a massa com 35 cm, polvilhe um pouco de sêmola e coloque a massa aberta sobre ela. Cubra a massa com as fatias de muçarela de búfala, espalhe o mignon em cubos de maneira homogênea sobre a superfície e finalize ralando pecorino (parmesão de leite de cabra) finamente sobre o mignon, é ele que irá temperar a carne e ajudar no processo de cozimento, regue com um fino fio de azeite. Leve a pizza ao forno, para ter um digna borda napolitana o forno deve estar acima de 350°C e bem pré-aquecido. Se você não tiver forno a lenha, asse em forno alto até que a borda fique corada. Tire a pizza do forno, coloque sobre uma forma e esmiúce o tomilho limão sobre toda a pizza.

Dica - fica mais fácil você abrir a massa sobre sêmola fina ou fubá o que dará uma textura aveludada na borda depois de assado.

Publicar um comentário

0 Comentários