Últimas

6/recent/ticker-posts

MOSS vai compensar emissões de carbono de blocos de Carnaval em 2022


Startup brasileira está neutralizando a emissão de CO2 dos trios elétricos dos blocos de São Paulo para tornar a festa mais sustentável em 2022

A MOSS, primeira e maior plataforma ambiental do mundo a tokenizar créditos de carbono negociáveis, tem a receita para tornar o Carnaval uma festa mais sustentável a partir do ano que vem. Em uma iniciativa pioneira, a startup brasileira está antecipando a neutralização da emissão de carbono de 2022 de alguns dos principais blocos de São Paulo. Até o momento, os blocos Minhoqueens e Explode Coração já aderiram à iniciativa.

A neutralização de carbono é uma forma de compensar os danos causados pela emissão de poluentes, como o dióxido de carbono, na atmosfera. Empresas e pessoas físicas podem calcular quanto de CO2 emitem em suas atividades e comprar créditos de carbono para realizar essa compensação. Uma maneira de efetuar a compensação com agilidade e segurança é por meio da compra do token de crédito de carbono da MOSS, o MCO2, que destina parte dos recursos para projetos de preservação ambiental da floresta Amazônica.

As principais fontes de emissões de carbono hoje são as relacionadas com o consumo de combustíveis fósseis, como o transporte de materiais e das pessoas. Segundo uma estimativa da MOSS, o cancelamento do Carnaval em 2021 gerou, em quatro dias, uma economia de aproximadamente 1 milhão de toneladas de CO2 apenas com voos.

Outra grande fonte de emissão são os veículos utilizados pelos blocos de rua, os trios elétricos. Por isso, a proposta da MOSS é compensar as emissões desses veículos para a festa de Carnaval do ano que vem. Para Luis Felipe Adaime, CEO e Fundador da MOSS, a mensagem para os próximos carnavais é de que os foliões podem aproveitar a maior festa popular do País com ações concretas para suzavizar os impactos ambientais. “Em 2022 queremos voltar a ver as ruas lotadas, trios realmente elétricos e um Carnaval carbono neutro”, destaca Adaime.

Carnaval solidário

Enquanto aguarda a volta dos blocos e desfiles de Carnaval no que vem, a MOSS firmou uma parceria com o KM Solidário para incentivar os brasileiros a tornar a maior festa popular do País mais solidária. O KmS é um aplicativo criado para registrar atividades físicas e ajudar instituições de assistência a pessoas e animais. Pela plataforma, o usuário pode doar quilômetros percorridos caminhando, correndo ou pedalando para um projeto social de sua escolha.

A ideia, segundo Adaime, é substituir as calorias que seriam gastas correndo atrás dos blocos por exercícios físicos nas ruas e em espaços abertos. “Como neste ano não podemos celebrar o Carnaval, vamos transformar a realidade de milhares de pessoas já este ano”, diz o fundador da MOSS.

A projeção da startup e do Kms é que, no Carnaval do ano que vem, os foliões possam doar os quilômetros percorridos nos blocos pelo aplicativo, disponível no Google Play e App Store. Para saber mais clique aqui.

Publicar um comentário

0 Comentários