Últimas

6/recent/ticker-posts

Páscoa: receita de famoso Chef tem aprovação científica para déficit de atenção e ansiedade


Sobremesa com chocolate amargo, abacate e nozes, de Flávio Duarte, tem aprovação do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito como alimento benéfico para a saúde

Na última quarta-feira, 31 de março, foi comemorado o Dia da Saúde e da Nutrição, e a cada momento percebemos como essas duas coisas estão fortemente associadas. Nossos hábitos alimentares impactam diretamente na nossa qualidade de vida, refletindo em melhora ou piora da nossa saúde, dependendo do que comemos. Neste semana também celebra-se a Páscoa, período em que doces e chocolates são consumidos com mais abundância.

Será então que é possível aliar saúde e sabor em uma sobremesa? O chef confeiteiro, Flávio Duarte, garante que sim. “Para provar que é possível, vou ensinar uma receita de ovo de páscoa com chocolate amargo e recheio de abacate com nozes”, revela. “Além de muito saudável, é muito saboroso e leve”, garante.

A receita foi aprovada pelo comitê do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito. Para o diretor do Centro, Fabiano de Abreu, doutor em neurociências, neuropsicólogo e especialista em nutrição clínica, a receita possui uma série de benefícios pela riqueza dos ingredientes.

O chef confeiteiro Flávio Duarte. Foto - Divulgação/Cpah

“O cacau é vasto em flavonoides, que melhoram a memória de curto prazo, processamento de informações, o desenvolvimento cognitivo e ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, eles trazem benefícios para a saúde do coração, aumentando a quantidade de sangue presente no giro denteado, área específica do hipocampo, estrutura responsável pelo filtro da memória e relacionada ao envelhecimento”, explica o especialista.

“O abacate é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, vitaminas B6, B12, selênio, previne a deterioração cognitiva (relacionado a inteligência) devido a este tipo de ácido graxo e também de certos fitoquímicos. Ele melhora as conexões neurais, além de aumentar o fluxo de sangue no cérebro, o que ajuda para seu bom funcionamento”, completa.

“Já as nozes são ricas em ômega 3, chamado ácido alfa-linolênico, que reduz a pressão arterial e as protege. Também são ótimas para o processo de memorização e desenvolvimento da inteligência, assim como o selênio e a vitamina E, que também são encontrados nas nozes e que estão relacionados a atenção e aprendizagem”, finaliza.

Confira abaixo o passo a passo da receita de um ovo de Páscoa vegano:

Ingredientes

Casca do ovo de chocolate
1 xícara de chocolate amargo (mínimo 70% cacau), picado ou em gotas (aproximadamente 240 gramas)

Recheio
1 abacate bem maduro
2 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo
3 colheres de cacau em pó
Nozes trituradas para decorar

Modo de preparo

Casca do ovo de chocolate
Faça a temperagem do chocolate. É importante para que ele cristalize de forma correta, fique brilhante e não derreta com facilidade quando exposto em temperatura ambiente. Para isso, derreta o chocolate em banho-maria. Mantenha o fogo baixo. É importante que o fundo da tigela não encoste na água. Se usar um termômetro culinário, a temperatura de derretimento do chocolate amargo deve ficar entre 45ºC e 50ºC. Prepare um recipiente com água e gelo. Coloque tigela com o chocolate derretido na tigela com água e gelo e mexa até que atinja a temperatura de 30ºC. Despeje o chocolate em uma forma de acetato em formato de ovo de Páscoa. Leve à geladeira até endurecer. Repita até chegar a espessura desejada. Quando o ovo estiver pronto, ele deverá soltar facilmente da forma.

Recheio
Bata no liquidificador o abacate com o açúcar, por último acrescente o cacau em pó e bata até obter uma mistura homogênea. Conserve na geladeira até o momento de usar.

Montagem
Posicione a casca de chocolate de preferência sobre a embalagem que será transportada, isso evitará que a casca quebre com o manuseio desnecessário. Preencha a casca com o recheio e em seguida decore com nozes trituradas.

Enviar um comentário

0 Comentários