Últimas

6/recent/ticker-posts

Aprenda a preparar a Causa Peruana entrada vencedora da 8ª edição do Chef Aprendiz

Foto - Divulgação/Chef Aprendiz

Evento encerrou o ciclo de oficinas do Chef Aprendiz Liberdade

Causa Peruana foi a entrada vencedora da grande final do projeto Chef Aprendiz. A competição encerrou o ciclo de oficinas do Chef Aprendiz Liberdade reuniu 20 jovens que apresentaram um menu completo com garantia de emprego para os que mais se destacaram. A Causa Peruana conhecida como Causa Rellena é um prato tipicamente peruano que consiste em ovos, batatas e condimentos, entre eles a pimenta aji amarillo.

O Chef Aprendiz vai muito além de simplesmente um projeto gastronômico e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo principal é desenvolver pessoas, usando a gastronomia como principal ferramenta para tal. Com esta edição vamos alcançar 130 jovens formados. Confira a seguir o passo a passo:

Ingredientes
600g de batatas
15g de pimenta aji amarillo
3 limões
50g de azeitonas pretas
500g de camarão médio
1 laranja
2 ovos
6 ovos de codorna
2 avocados
1 cebola roxa
1 pimentão amarelo
Pimenta Tabasco
2 colheres de molho inglês
2 colheres de catchup
1 litro de óleo de milho
Azeite a gosto
Folhas de Coentro para decorar

Modo de preparo

Para a pasta de pimenta amarela
Limpe o pimentão amarelo removendo o caule, as veias e as sementes, corte em cubos e refogue na panela com um fio de azeite para realçar seu sabor. Bata no liquidificador a pimenta aji amarillo e o pimentão com um pouco de azeite até formar uma pasta. Coloque as batatas para cozinhar com casca, quando estiverem macias, tire a casca, e passe em um espremedor de batatas até formar um purê bem lisinho. Faça esse processo imediatamente enquanto as batatas ainda estiverem quentes (assim você evita de as batatas esfriarem e ficar dura e mais difícil de espremer). Tempere o purê de batatas com suco de dois limões, sal, pimenta tabasco a gosto e a pasta de pimentão e aji amarillo. A pasta deve ficar levemente laranja e lisinha. Acerte o sal e equilibre a quantidade de pimenta. Faça uma maionese com os ovos e óleo de milho e tempere com catchup, molho inglês, laranja e sal. Limpe os camarões e tempere com limão, sal, pimenta, metade de uma cebola roxa cortada em tiras finas, 2 colheres da maionese temperada e reserve o restante da maionese. Cozinhe os ovos de codorna, descasque e reserve. Tire a casca dos avocados com cuidado e corte em tiras.

Montagem
Para fazer porções individuais, separe um prato raso bem lindo e com a ajuda de um aro monte as camadas. Comece com a massa de batata formando uma camada fina e homogênea, depois coloque uma camada, depois acrescente mais uma camada fina de batata, por cima coloque as fatias de abacate (tempere com limão e sal) e por último acrescente mais uma camada de batatas. Finalize decorando com fatias azeitona preta, ovos de codorna, cubos de avocado, folhas de coentro, tiras de cebola roxa e o molho de maionese.

Enviar um comentário

0 Comentários