Últimas

6/recent/ticker-posts

Pizza de Pera com Gorgonzola é uma das atrações do Workshop Pizzas e Massas que o Chef Gino Contin vai realizar em Sampa

Foto - Divulgação

Em setembro o maestro pizzaiolo ensina a preparar a verdadeira pizza napolitana e massas de longa fermentação para preparação de pães e petiscos

Nos dias 13 e 14 de setembro o chef Gino Contin Jr. vai promover o Workshop Pizzas e Massas para Micro Empreendedores no Espaço Gastronômico Le 5 Stagioni, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo.

Com curso na Itália e certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana, o chef vai ensinar a preparar a verdadeira Pizza Napoletana, conforme as normas da AVP, além de outras massas de longa fermentação e antepastos tradicionais como Pão Napolitano, Rondinela, Pic Nic e Girella, entre outras sugestões que podem ser servidas em pizzarias e restaurantes ou saboreadas em casa.

Entre as receitas que que serão ministradas no curso um dos destaques é a Pizza de Pera com Gorgonzola que ainda leva um toque de mel para ficar mais gostosa. Essa receita é uma das atrações do Maverick Thematic Music Bar, que fica em Limeira, no interior de São Paulo, e tem o cardápio e o forno pilotado pelo chef Gino.

Sobre o workshop

O Workshop Pizzas e Massas para Micro Empreendedores, será ministrado por Gino Contin Júnior que tem quatro diplomas internacionais pela Scuola Italiana Pizzaioli de Napoli, além dos diplomas do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro.

Serão dois dias de curso no período da tarde nas dependências do Espaço Gastronômico da Le 5 Stagioni na Mooca, usando os equipamentos do local. Cada participante irá receber: Material Aula em pdf - Kit de trabalho, o Farinha Napolitana le 5 Stagione, o Farinha Superiore ou Clássica le 5 Stagione, o Sêmola le 5 stagione -, avental personalizado com o nome e certificado de participação.

Conteúdo
  • História da pizza;
  • Como escolher a farinha ideal e identificar suas características;
  • Receitas de massas tradicionais, longa fermentação e especiais;
  • O preparo do molho;
  • Técnicas de como abrir massa, na mão e no rolo;
  • As principais receitas e suas montagens;
  • Preparo do forno e técnicas de assar;
  • Novas receitas: Rondinela, Pão Napolitano, Girella e PicNic.

Serviço
Workshop Pizzas e Massas para Micro Empreendedores
Período - dias 13 e 14 de setembro - segunda e terça-feira
Horário - das 13:00 às 17:30
Local - Espaço Gastronômico Le 5 Stagioni
Endereço - Rua Padre Raposo, 529 - Mooca - São Paulo
Investimento - R$ 880,00 em duas vezes ou R$ 790,00 antecipado (dinheiro ou depósito)
Mais informações 11 95975-6825

Mas para quem já quer colocar a mão na massa, o chef antecipa a receita da Pizza de Pera com Gorgonzola   que combina o frescor da fruta com a intensidade do queijo azul e a doçura do mel, proporcionando uma experiência gastronômica fantástica. Confira:

Pizza de Pera com Gorgonzola. Foto - Divulgação

Ingredientes
350g massa napolitana (receita abaixo)
80g de gorgonzola
8 fatias de queijo muçarela
2 peras grandes não muito maduras
mel

Modo de preparo

Abertura da massa
Polvilhe uma superfície com sêmola ou fubá e abra a massa de forma arredondada com 35cm respeitando 1cm de borda onde você não deve passar o rolo. De preferência abra a pizza com a mão, e se você não tem forno para pizza coloque a massa em uma forma levemente untada.

Recheio
Passe um filete de mel sobre a massa, menos na borda e espalhe as 8 fatias muçarela de forma circular cobrindo toda a pizza, respeitando a borda de 1cm. Fatie as duas peras em fatias bem finas e coloque sobre a pizza, uma ao lado da outra de maneira circular. Coloque um pedacinho de gorgonzola em cima de cada fatia de pera e leve pizza para assar em forno pré-aquecido acima de 250º C por cerca de 10 minutos.

Finalização
Tire a pizza do forno quando a borda estiver bem corada e aplique um filete de mel sobre toda a superfície.

Massa de pizza de longa fermentação

Ingredientes
1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00
600ml de água
3g de fermento seco
30g de sal
Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo
Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Utilize para preparar pizzas, pães e outras delícias.

Sobre o Maverick

Fundado pelo chef Gino Contin, o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas em 2002 na cidade de Limeira, no interior de São Paulo. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70. O combustível do Maverick sempre foi o Classic Rock.

Desde sua abertura, a casa conta com uma programação de shows prestigiando as melhores bandas do interior paulista, reunindo vários estilos autorais e famosas bandas cover, mantendo essa tradição até os dias de hoje. Hoje, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas e massas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo chef.

Serviço
Maverick Thematic Music Bar 
Endereço - Rua Paschoal Marmo, 908 - Jardim São Paulo - Limeira (SP)
Mais informações 19 3441-3721, site aqui e página do Facebook aqui

Enviar um comentário

0 Comentários