Últimas

6/recent/ticker-posts

Primeiro semestre de 2021 revela que 49,2% das dívidas de empresas foram pagas em até 60 dias



Empreendedores seguem priorizando os pagamentos essenciais e setor de Utilities tem a maior representatividade na recuperação de dívidas

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, no primeiro semestre deste ano, o percentual de dívidas pagas pelas empresas em até 60 dias depois da negativação foi de 49,2%. O levantamento mostra que esse foi o maior número desde 2018, quando o índice marcou 46,3%. No entanto, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, pondera que “o movimento positivo de quitação de dívidas pode ter sido impulsionado pelas linhas de crédito governamentais disponibilizadas às empresas. Ainda assim, é importante analisar o contexto, pois com as consequências da pandemia e a alta da inflação, bem como da taxa Selic, a quantidade de negócios inadimplentes também cresceu diante aos semestres anteriores”.

Confira abaixo as informações completas no gráfico:


Na análise que mostra em quais setores as empresas contraíram suas dívidas, o indicador semestral revelou que, 60,4% das contas recuperadas em até 60 dias depois da negativação, vieram do segmento de Utilities. De acordo com Rabi, “o dado evidencia a necessidade de priorização dos empreendedores que buscam, primeiramente, estar em dia com contas que, quando não pagas, podem atrapalhar ou até impossibilitar o funcionamento dos negócios”.

Veja no gráfico a seguir os dados na íntegra:


O recorte por região registrou números positivos em todo o Brasil. A região Norte teve destaque, com percentual de 53,5% das dívidas negativadas pagas em até 60 dias. Em seguida estão o Nordeste (51,6%), Sul (51,0%), Centro-Oeste (48,8%) e Sudeste (46,8%).

Enviar um comentário

0 Comentários