Últimas

6/recent/ticker-posts

7 estratégias para ter a pele dos sonhos



Pele iluminada, saudável e resplandecente? Confira o caminho das pedras!

A rotina skincare costuma ser o começo da sua boa relação com a pele, mas ela não é a única coisa que pode deixar sua pele com mais viço: há estratégias adicionais que são realmente de ouro para dar a sua pele o cuidado que ela precisa. Reunimos abaixo médicos e especialistas para te ajudar com o que há de melhor nessa jornada. Confira abaixo:

Experimente sofisticar seu skincare

Se você faz o básico, limpando, hidratando e protegendo a pele, está no caminho certo. Mas você pode ir além, sofisticando o skincare ou escolhendo melhor os ingredientes. Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle, um caminho é escolher os produtos que tenham ação mais profunda, como o ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular. É o caso do Be Hialuronic, desenvolvido pela Be Belle.

Esse sérum hidratante de efeito imediato que conta com altíssima concentração de Ácido hialurônico para contribuir com a saúde, jovialidade e beleza da pele, já que é capaz de manter altos níveis de água na derme, fortalecer a barreira cutânea, suavizar as linhas finas provocadas pela desidratação, proteger as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele e estimular a síntese de ácido hialurônico, conferindo assim efeito de preenchimento duradouro.

“O Ácido Hialurônico presente no produto é fracionado e tem baixíssimo peso molecular. Dessa forma, as moléculas do ativo são capazes de atravessar a pele até a derme, onde a substância é liberada de forma lenta para conferir poderosa ação rejuvenescedora”, conta Ludmila.

Outro ativo que está no topo da sofisticação é o resveratrol, que é antioxidante, anti-idade e anti-inflamatório. O resveratrol mimético, por exemplo, está presente no Gel-Creme Complex Antissinais, um hidratante anti-idade desenvolvido pela Età Cosmetic que conta com uma associação de ativos naturais biotecnológicos que agem sinergicamente para impedir os danos causados pelos radicais livres, aumentar a quantidade de fibras de colágeno e elastina e melhorar a densidade e integridade da pele.

Tenha uma experiência HydraFacial

Simples assim: 3 etapas, 30 minutos e a melhor pele da sua vida. Baseado no conceito de Beauty Health, que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que promove manutenção da saúde do tecido cutâneo, o HydraFacial é um procedimento que usa um equipamento de hidrodermoabrasão capaz de proporcionar uma experiência única, conferindo a melhor pele da sua vida. Como conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação.

A experiência-base, em 3 etapas, é extremamente personalizável para atender às necessidades específicas de cada pele, com esfoliação, extração (com hidratação) e aplicação de antioxidantes, mas pode ser complementada com boosters, peels, LED's, perks e terapia linfática para personalizar ainda mais a experiência. Dessa forma, o HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, com uniformização do tom e da textura e aumento da firmeza, viço e brilho da pele. Podendo ser realizado tanto na face, quanto no corpo, o HydraFacial ainda prepara o tecido cutâneo para procedimentos estéticos e cirurgias plásticas posteriores, assim potencializando resultados.

Completamente indolor, o HydraFacial confere resultados em apenas uma sessão, que pode ser repetida mensalmente para manutenção dos resultados. A experiência é indicada para todos os tipos de pele, inclusive peles secas e sensíveis, e possui procedimentos rápidos, que duram de 30 a 60 minutos e não tem downtime, assim possibilitando uma experiência exclusiva sem atrapalhar a rotina.

De olho nos tratamentos médicos

Depois de tratar a saúde da pele, é hora de rejuvenescer por meio da orientação de um médico e tratamentos selecionados. Isso é importante, pois nem sempre os tratamentos da moda são os mais adequados. Um exemplo é a tal da harmonização facial, que criou rostos muito parecidos.

“Pode ser mais efetivo um tratamento como o Litlift, que oferece resultado natural e é mais adequado para essa otimização geral da face. Ele funciona por meio da combinação estratégica de preenchedores e neuromoduladores, todos injetáveis, e feitos em uma sessão de no máximo 30 minutos. Ou ainda injetáveios com bioestimuladores de colágeno, para ajudar a rejuvenescer”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Técnicas cada vez mais modernas e não-invasivas, com lasers e ultrassons, são alternativas em consultório: investir em lasers ultrarrápidos pode fazer a diferença. Uma das novidades é o Pico Ultra 300, um laser que trabalha com pulsos em picosegundo, podendo tratar, na mesma sessão, flacidez, rugas, poros, cicatrizes de acne e manchas.

“Para o tratamento de manchas, o laser gera um efeito mecânico capaz de causar uma microfragmentação no pigmento, que é então eliminado pelo organismo. Já para o tratamento dos sinais do envelhecimento, como rugas e flacidez, o Pico Ultra 300 emite pulsos de energia que promovem o estímulo da neocolagênese e o alinhamento harmônico das fibras de colágeno e elastina”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No caso de quem buscou um tratamento de retirada de gordura por via cirúrgica, a famosa lipoaspiração, essa gordura pode ser reaproveitada para tratar rugas, por meio de um tratamento chamado Nano Fat. “O procedimento visa melhorar o aspecto geral da pele através da injeção de pequenas partículas de gordura no tecido cutâneo.

“No procedimento, utiliza-se da lipoaspiração para retirar uma pequena quantidade de gordura do próprio paciente, que é então transformada em partículas menores para ser novamente injetada na pele. Apesar de não conferir volume ou preenchimento, visto que as partículas de gordura são muito pequenas, a melhora no aspecto da pele proporcionada pelo procedimento ocorre devido à presença de células-tronco na gordura, que promovem uma potente regeneração dos tecidos da região tratada”, diz o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Segundo o Dr. Mário, opções cirúrgicas como rinoplastia, blefaroplastia e o lifting facial também podem ser feitas (e combinadas com outros tratamentos).

Coma o que fará bem

Aquela velha máxima de “você é aquilo que come” faz todo sentido. Cremes caríssimos podem sair pela culatra se a sua alimentação for pró-inflamatória. A pele responde bem quando a alimentação está balanceada e equilibrada. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir sinais de envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado.

“A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada”, afirma a médica nutróloga. Isso também vale para o pós-procedimento.

“É importante consumirmos legumes, frutas e verduras, que são as maiores fontes de vitaminas e nutrientes, além de serem alimentos altamente anti-inflamatórios e antioxidantes. A alimentação também está relacionada com a beleza da pele, das unhas, e dos cabelos, portanto a ingestão das vitaminas A, C e E são fundamentais, pois são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele”, completa a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

Complemente a dieta

Os suplementos podem ajudar a potencializar os resultados dos procedimentos estéticos. Segundo a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos, quando o foco é rejuvenescer e estimular o fibroblasto a produzir mais colágeno, elastina e ácido hialurônico (melhorando assim a elasticidade da pele), os suplementos fornecem os substratos necessários para que os tratamentos tenham ainda mais efeito.

“É o caso do Exsynutriment e Glycoxil. O primeiro estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, o que confere melhora do tônus da pele e diminuição da flacidez. Já o Glycoxil, uma carcinina, é um antiglicante, ou seja, diminui o processo de glicação (ligação da molécula de açúcar com a de colágeno) nas proteínas da nossa pele. O uso da carcinina diminui flacidez e melhora a elasticidade da pele”, afirma a nutricionista.

“Para que os tratamentos estéticos se tornem eficazes, para melhora do tônus da pele, tanto na diminuição da flacidez, quanto na prevenção dela, indicamos o uso desses suplementos de três a seis meses, sendo que os resultados já aparecem nos primeiros 21 dias de consumo, que corresponde ao ciclo de produção de colágeno”, diz a consultora da Biotec Dermocosméticos.

Pratique atividade física

Durante a atividade física, conseguimos um feito e tanto: ativar a nossa circulação. Isso é particularmente importante, porque o sangue é responsável pelo transporte de nutrientes, e isso deixa nossa pele mais enriquecida e oxigenada. “O sistema arterial (sangue que "alimenta" os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a cirurgiã vascular Dra Aline Lamaita, membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e do American College of LifeStyle Medicine. “Também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma a Dra. Aline Lamaita.

Durma bem

Quando os olhos se fecham, diminuímos a produção de hormônios como o cortisol (do estresse) e relaxamos para reparar os danos sofridos ao longo do dia. “Logo, se o sono não é satisfatório, o processo de reparação não ocorre corretamente e os sinais de uma noite mal dormida começam a surgir na pele, como inchaço, vermelhidão, perda de viço e olheiras”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. “O mais importante é procurar dormir de 7 a 8 horas por noite para que o organismo possa se regenerar corretamente”, diz a Dra. Paola.

Para quem tem problemas para dormir, as refeições antes de ir para a cama devem ser observadas: elas devem ser mais leves e vale investir no poder do chá de camomila. “A camomila possui princípios ativos como polifenóis, óleos essenciais e mucilagens, que conferem ao chá das flores propriedades cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante entre outras. A planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante do sistema nervoso, ajuda a dormir e o flavonoide apigenina liga-se a receptores cerebrais, reduzindo a ansiedade. Mas o chá não é indicado para gestantes por causa da possibilidade de estimular as contrações uterinas e elevar o risco de abortamento. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar a bebida”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Enviar um comentário

0 Comentários