Últimas

6/recent/ticker-posts

A deliciosa Bala Baiana, apesar do nome, tem origem em Portugal

Foto - Divulgação

Também conhecido como Bala de Vidro, o doce ganhou no Brasil uma versão mais prática, mas nem por isso menos gostosa

Dependendo da região do Brasil você pode conhecê-la como Bala Baiana, Bala de Vidro ou Bala de Ovo, mas fato é que as tradicionais balas caramelizadas de coco são mais um delicioso doce que herdamos da rica culinária portuguesa. O preparo do confeito fazia parte do cotidiano dos conventos religiosos em Portugal. Antigamente, as freiras utilizavam muitas claras de ovo para engomar suas roupas e, consequentemente, sobravam muitas gemas, ingrediente que acabava fazendo parte de muitas receitas.

“Apesar da influência portuguesa, as balas de ovo feitas aqui são um pouco diferentes das originais. A principal diferença é o uso do leite condensado no lugar das gemas”, explica a confeiteira Raianna Amaral, do atelier de confeitaria Rai Gourmet - Brownies & Doces, parceira da Marajoara Laticínios numa série de vídeos de receitas práticas produzidos para as redes sociais da empresa.

A receita da Bala Baiana ou Bala de Vidro é um dos últimos vídeos apresentados por Raianna. O preparo é bem simples, mas se você não tem noção nenhuma de como fazer é só conferir o passo a passo nos perfis da Marajoara no Instagram e no Facebook. Apesar das variações do recheio, uma característica que se mantém em relação a receita original é a finalização do doce com o caramelo duro. Aliás, é justamente essa parte que dá à iguaria o belo aspecto de uma bala que parece um cristal. Confira abaixo a receita:

Ingredientes

Recheio de Beijinho
20g de coco ralado (de preferência fresco ou úmido)
1 colher de sopa de manteiga
1 caixa de leite condensado Marajoara

Calda dura
200g (ou uma xícara de chá) de açúcar cristal
120 ml de água
3 colheres de sopa de vinagre brando (ou vinagre de álcool)

Modo de preparo

Beijinho
Misture todos os ingredientes numa panela, em fogo médio, e mexa até a massa desgrudar do fundo. Após esfriar, enrole as balas no tamanho que achar melhor.

Calda
Junte os ingredientes da calda numa panela e deixe ferver até ficar numa consistência de caramelo líquido com uma cor amarelada. Ainda com a calda fervendo, use um garfo ou palito, e mergulhe os beijinhos enrolados. Deixe esfriar para formar a casquinha cristalizada.

Enviar um comentário

0 Comentários