Últimas

6/recent/ticker-posts

Morre aos 42 anos o produtor Rafael Kent

Rafael Kent morreu aos 42 anos, em São Paulo. Foto - Felipe Hermini/Divulgação CAVE

Kent foi produtor de bandas de rock, fotógrafo e diretor de inúmeros videoclipes, incluindo trabalhos para BaianaSystem, Racionais MC's, Sepultura, Jota Quest, Anavitória, Vanessa da Mata e Tiago Iorc

Faleceu na última sexta-feira, dia 22 de abril, Rafael Kent, fotógrafo, filmmaker, sócio e diretor de cena da produtora independente CAVE. Segundo sua sócia e esposa, Tânia Assumpção, Rafael foi encontrado sem vida na residência do casal. O laudo médico, entregue no sábado, apontou um AVC.

O artista foi velado ontem, dia 24, na Zona Sul de São Paulo. A família optou por uma cerimônia intimista com parentes, amigos e profissionais do audiovisual, da música e das artes. A data e o horário de uma missa em homenagem ao Kent serão compartilhados pelo Instagram (clique aqui) da produtora em breve.

Diversos artistas, atrizes, músicos, celebridades e profissionais do audiovisual lamentaram o ocorrido e manifestaram suas homenagens em suas redes sociais, como Marcelo D2, Emicida, Bruna Marquezine, Seu Jorge, Fresno, Sandy, Racionais MC's, Maria Gadú, entre outros.

Nascido no Rio de Janeiro, mas baiano de criação e coração, compartilhar experiências e contar histórias faziam parte da essência de Rafael Kent. Formado em Design Gráfico, foi produtor de bandas de rock, fotógrafo e diretor de inúmeros videoclipes, incluindo trabalhos para BaianaSystem, Racionais MC’s, Sepultura, Jota Quest, Anavitória, Vanessa da Mata e Tiago Iorc.

Iniciou no audiovisual quando se mudou para São Paulo e descobriu que ser fotógrafo de bandas era mais interessante do que produtor das mesmas. "A conta era fácil, ser o produtor faz tudo de uma banda acabava me dando somente uma possibilidade. Ser fotógrafo de todas eram várias possibilidades”, comentava. Quando decidiu abrir o próprio negócio não tinha muitos recursos, isso acabou ajudando para que experimentasse diferentes coisas dentro do seu universo profissional e desenvolvesse uma experiência única.

Em 2012, criou o canal chamado Projeto Studio62 no YouTube, onde convidava artistas para uma experiência minimalista com a música em seu apartamento. Registrou mais de 70 artistas diversos no canal, como Riachão, Detonautas, Luiza Possi, Projota, entre outros.

Em 2020, Kent foi indicado ao Latin Grammy Awards com o videoclipe da música Saci (Remix), que dirigiu para BaianaSystem e Tropkillaz, na categoria “Melhor Vídeo Musical Versão Curta". Em 2021, também foi indicado ao Grammy com o clipe da música Reza Forte, também da banda BaianaSystem featuring BNegão, onde foi o produtor executivo. Em 2021, foi júri e indicado ao m-v-f- awards e premiado pelo BAMV Fest com o clipe Cali Dreams, do Vintage Culture.

Tendo a inquietação como outra forte característica de sua personalidade pessoal e profissional, decidiu investir em uma carreira mais focada em publicidade a partir de 2015, como uma forma de aplicar seus talentos e conhecimentos em diferentes formatos. Ganhou, em 2017, Bronze em Cannes, na categoria Glass, com o filme “Meninas Fortes” para a marca Nescau, da Nestlé. Foi o primeiro Leão da história da Nestlé no Brasil e também o primeiro Leão brasileiro na categoria. Desde então criou histórias marcantes com marcas, como Skol com Skolors para a F/Nazca, Doritos com Only in Bahia para a AlmapBBDO, Waze Carpool para a RGA, 99Food para a Grey, Dear HR para Gympass US, entre outras.

Favorável a uma gestão mais humana nos negócios, acreditava na conexão, na valorização e na diversidade de talentos para a produção de filmes com narrativas genuínas. Kent foi responsável por conectar e promover diversos profissionais na área. Era um incentivador da arte.

Ligado em tudo o tempo todo, utilizava a internet e, principalmente, as redes sociais para entender o comportamento humano e criar insights. Com fortes influências musicais underground e pop, trazia em seus trabalhos a linguagem das ruas de maneira primorosa e acreditava que se comunicar bem era saber falar com todas as pessoas.

Não é à toa que permeava por todas as esferas artísticas. Além de sócio, diretor e fotógrafo na CAVE, Kent tinha projetos com suas obras fotográficas, foi criador do projeto Sauce Sessions, também era empresário e diretor artístico do artista Feio, e sócio e DJ (ou "Not a DJ", como brincava) da festa de música latina chamada Bogotá. Além de estar despontando em sua carreira internacional nos EUA.

"É uma perda muito grande e ainda maior para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Kent deixa um legado muito importante, com muitas conquistas. Ele tinha uma paixão enorme em tudo que fazia. A saudade é imensa. Agradeço muito o carinho de todos", diz Tânia Assumpção, sócia e esposa. Kent deixa trabalhos publicitários em andamento que ainda serão lançados pela sua produtora independente (como ele mesmo tinha orgulho em dizer) CAVE.

Enviar um comentário

0 Comentários