Últimas

6/recent/ticker-posts

Uma declaração de amor aos oceanos - painel feito com 1.400 latas de alumínio é inaugurado no metrô Sumaré

Foto - Divulgação

Ball antecipa comemorações do Dia Mundial dos Oceanos e declara amor e cuidado com os mares em parceria com a Unibes Cultural

Até o dia 09 de junho, um painel de 11,3 metros, produzido com aproximadamente 1.400 latas de alumínio, vai declarar seu amor pelos oceanos na passagem da Unibes Cultural para o metrô Sumaré, em São Paulo. A ação é realizada pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, em parceria com a Unibes Cultural, e traz um retrato do fundo do mar de Fernando de Noronha (PE) para a cidade, em uma reprodução em alta qualidade de uma das obras do fotógrafo Marcelo Krause, mundialmente reconhecido pelos registros subaquáticos.

A foto retrata uma tartaruga-de-pente em seu habitat natural, acompanhada da frase “Nosso amor pelo oceano é infinito”. A instalação é um convite às pessoas para repensarem escolhas de consumo e buscarem alternativas mais sustentáveis para a preservação dos ecossistemas. Servindo como uma experiência sustentável, a obra é composta por latas de alumínio, embalagem que, no Brasil, é amplamente consumida, com cerca de 33 bilhões de latas produzidas anualmente, e reciclada de maneira abundante, com taxa de 98,7%.

Em parceria com o centro cultural localizado na Oscar Freire, a Ball também instalou um painel de 5 metros dentro do museu e está preparando uma surpresa para o Dia Mundial dos Oceanos, no dia 08 de junho. Todos os que visitarem o local poderão escanear um QR code posicionado junto à obra e, então, navegar por uma página online com conteúdo ambiental e dados sobre o painel.

“No Brasil, um dos países que é referência mundial em reciclagem de alumínio, esse nosso amor cultural pelas praias deve se tornar consciente. Nós precisamos cuidar dos oceanos. Esse painel é emblemático por ser montado com latas de alumínio, que têm um índice de reciclagem de quase 99% no país, e tem um ciclo de vida real e circular, sem desperdícios em aterros ou, pior, no meio ambiente”, conta Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul.

“Uma das funções da arte é trazer reflexão. Em um 2022 em que sentimos cada vez mais o impacto das mudanças climáticas e da poluição marinha, despertando a urgência pelo cuidado do ser humano em relação ao planeta, a arte se une à necessidade de responsabilização pelo meio ambiente e traduz neste painel o amor consciente pelos mares. A Unibes Cultural trabalha com exposições que causam contemplação, e temos orgulho de receber o painel gigante da Ball que traz a ideia tão clara de como o consumo pode se reverter em carinho com oceanos”, diz Bruno Assami, Diretor Executivo da Unibes Cultural.

O painel que convida os visitantes a refletirem sobre a relação do consumo consciente e o amor pelos mares ficará exposto até 9 de junho. Todas as embalagens utilizadas na instalação serão recicladas.

O amor pelo oceano e por Fernando de Noronha

Foto - Divulgação

Os oceanos são os verdadeiros pulmões do planeta e, em tempos de conversas cada vez mais intensas sobre impactos ambientais e mudanças climáticas, embalagens infinitamente recicláveis e altamente recicladas ao redor do mundo, como a lata de alumínio, são soluções importantes que colaboram para a preservação dos ecossistemas, entre eles, mares e oceanos.

A imagem impressa no painel é de autoria do fotógrafo Marcelo Krause, que dentre seus registros mais conhecidos estão imagens subaquáticas de Fernando de Noronha, onde a Ball tem uma história especial desde 2021. Naquele ano, a empresa deu início à parceria com o Consórcio Noronha pelo Planeta para a construção do primeiro Laboratório de Economia Circular do país.

O espaço vai receber um local para pré-processamento das latas para reciclagem, e será um espaço multiuso, com diferentes atividades socioeducativas - como palestras, cursos, eventos, exposições e salas de debate, com foco em questões ambientais prioritárias para o planeta, como a poluição dos oceanos, por exemplo. O laboratório servirá ainda como base para demonstração de novas tecnologias que suportam a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono, em parceria com outras indústrias e marcas, com previsão de entrega para final desse ano.

Serviço
Exposição do painel Nosso amor pelo Oceano é infinito
Período - até 09 de junho
Endereço - Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré - São Paulo
Acesso pelo Metrô Sumaré.

Enviar um comentário

0 Comentários