Últimas

6/recent/ticker-posts

Livro infantil revela para os pequenos, e também para os grandes, as dúvidas e alegrias de ser avó


Os contos mágicos e o universo lúdico da autora Helen Maria, tem encontro de lançamento no dia 13 de agosto

Viver em um mundo lúdico e mágico é para Helen Maria um lugar de conversa. Apaixonada pelas artes, a enfermeira de profissão, criadora do projeto Emplaque o Bem, encontrou uma maneira de agradecer a chegada do seu neto Miguel: escrevendo um livro, mas também confeccionando cenários, personagens e seus figurinos.

E assim nasceu a obra Vovó Re Versa, Editora Literando, dedicado ao seu pequenino novo amor, que além da linda homenagem, conversa sobre as inseguranças de qualquer pessoa diante do novo, de como deve ser uma avó! “Sempre busquei a arte, onde quer que ela estivesse. Escrever este livro é para deixar registrado, e publicado, o meu encanto de ser avó”, comenta Helen Maria.

Com lançamento no sábado, dia 13 de agosto, sábado, na não menos lúdica Confeitaria Artesanal Doce Parma, no DownTown, Barra da Tijuca, um encontro com este colorido e sensível universo de Helen Maria, com a “presença” dos personagens e cenários que compõem a ilustração da publicação.

Na construção de Vovó Re Versa a autora desenvolveu seu texto repleto de referências do mundo atual, mas fez questão de mostrar o imaginário dos contos da literatura mundial, assim como seus afetos, como o cão Nescau, que esteve com a família por mais de uma década e partiu há pouco meses.

Um singelo aval de Ziraldo, que comentou: "muito bonito, muito interessante, muito criativo", foi o que faltava para a autora seguir com o seu livro, que ganhou prefácio de Gizele Toledo. Criação primorosa e repleta de detalhes, cenários se transformaram em ilustrações a partir das fotografias de Bruno Leão para a concepção cênica desenvolvida por Helen Maria, bem como seus personagens - heróis, animais, fadas, palhaços, bruxas e cavalos alados. Para Miguel, hoje com quatro anos, "Nescau parece um porco queimado" e esta é a graça de Vovó Re Versa: muita imaginação.

Sobre a autora

Foto - Divulgação

Helen Maria é enfermeira de formação e criou o projeto Emplaque o Bem, que iniciou informalmente, transformando ripas de caixotes de feira em plaquinhas pintadas com mensagens positivas e fixando-as nas árvores das ruas - com a intenção de proporcionar um momento de bem-estar e reflexão para as pessoas. Conectada com a arte e o olhar para o outro, com o projeto, participou de ações sociais pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), hoje desenvolvido em escolas públicas do Nordeste.  Helen Maria costuma dizer que não se considera, exatamente, uma escritora, nos moldes tradicionais, mas sua formação em Enfermagem (UERJ) e em Direito (Universidade Estácio de Sá) não tiraram dela a vocação para a criação, sendo pós-graduada em Produção Cultural pela Universidade Cândico Mendes. Atuou no teatro de animação com a criação e confecção de figurinos e cenários para a produtora Articulação Produções Artísticas. Sua escrita é afetiva. Sempre gostou de escrever e, quando criança, ganhou um concurso de redação. Até hoje escreve o que sente, como Vovó Reversa, livro dedicado ao netinho Miguel, assim como as suas plaquinhas espelhadas por cidades de todos os cantos do Brasil.

Ficha técnica
Vovó Re Versa
Autora - Helen Maria
Editora - Literando
Páginas - 21
Preço - R$ 24,90 (e-book) e R$ 30,00 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui

Serviço
Evento de lançamento do livro Vovó Re Versa
Data - 13 de agosto - sábado
Horário - a partir das 16h
Local - Confeitaria Artesanal Doce Parma - Shopping DownTown, bloco 9, loja 115
Endereço - Avenida das Américas, 500 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

Enviar um comentário

0 Comentários