Últimas

6/recent/ticker-posts

Pé, chulé e sapos de bumbum no chão conectam crianças com brasilidades

Foto - Divulgação

Multiartista e mestre em Artes da Cena, Graziela Barduco presenteia o universo infantil com obras que passeiam pelo melhor da cultura nacional

Música e poesia se misturam com elementos da cultura popular para compor A Menina e o Pé e O Sapinho e o Bumbum, lançamentos infantis da atriz e escritora paulista Graziela Barduco. As obras são resultado de pesquisas da autora nas artes da cena, combinando teatro infantil com as manifestações populares brasileiras.

Adaptação da dramaturgia, A Menina e o Pé nasceu do espetáculo homônimo da companhia de teatro “Cia Cordiais”. Conta a história de Beatriz, uma garotinha que ama brincar e andar descalça, até que se vê presa a botinas bastante fedorentas. A trama faz uma analogia à censura ou aprisionamento de ideias, e enfatiza a importância da liberdade de expressão na infância.

Apoiada nas manifestações populares brasileiras, a autora leva os pequenos a um passeio pela poesia, ritmos e danças, com canções autorais. Em formato de poemas, as composições musicais podem ser ouvidas pelos pequenos ao escanear o QRCode presente no fim do livro.

"Ah, chegou um sujeito encrenqueiro
Devia morar num chiqueiro
Meu pé com fedor de bueiro
Eu fiquei com medo e pulei!",
A Menina e o Pé, pág. 22.

Já em O Sapinho e o Bumbum, Graziela usou a métrica da embolada de coco - forma muito utilizada na poesia popular brasileira - para narrar, em versos, a história de um sapo curioso. Ao cair sentado no chão, ele percebe novas formas de brincar e enxergar o mundo.

"De outro plano,
via tudo interessante
e cerrou o seu semblante
para tudo observar",
O Sapinho e o Bumbum, pág. 10.

Nas primeiras páginas também é possível encontrar sugestões de dinâmicas para trabalhar a leitura com as crianças. Incentiva os pequenos a perceberem o entorno a partir de diferentes movimentos corporais, seja com o bumbum “bem lá no chão”, de ponta cabeça, ao engatinhar ou rolar.

Sobre a autora

Graziela Barduco é escritora, atriz e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É autora dos livros "Na Rima da Menina" (editora Versejar), "Lutei Contra 100 Leões - Todos os 100 eram Jumentos" (editora Feminas), "A Menina e o Pé" (editora Guismofews) e "O Sapinho e o Bumbum" (editora Historinhas pra Contar).

A Menina e o Pé


O terrível Seboso Porcaleone, por meio de seus causos e percalços, tenta concretizar o seu plano de aprisionamento de pés e podridão universal presenteando a Menina Beatriz com um par de botinas amaldiçoado que, além de aprisionar os seus pezinhos, acaba despertando neles um tenebroso chulé das catacumbas.

Ficha técnica
A Menina e o Pé
Autora - Graziela Barduco
Editora - Guismofews
Páginas - 44
Preço - R$ 35,00
Para mais informações ou comprar clique aqui

O Sapinho e o Bumbum


Livro infantil escrito todo em versos, inspirado pela poesia popular brasileira. Aborda as divertidas constatações de um sapinho muito curioso que, ao cair sentado no chão, percebe uma nova forma de brincar e de enxergar os seus arredores.

Ficha técnica
O Sapinho e o Bumbum
Autora - Graziela Barduco
Editora - Historinhas pra Contar
Páginas - 12
Preço - R$ 30,00
Para mais informações ou comprar clique aqui

Enviar um comentário

0 Comentários