Últimas

6/recent/ticker-posts

Exposição resgata valor histórico da Cartilha Caminho Suave

Foto - Divulgação

A exposição 
Vida e Obra da Professora Branca Alves de Lima (1910-2001): a mulher que alfabetizou milhões, acontece até o dia 28 de agosto no Teatro Municipal de Mauá

O Teatro Municipal de Mauá recebe até o dia 28 de agosto, a exposição Vida e Obra da Professora Branca Alves de Lima (1910-2001): a mulher que alfabetizou milhões. Organizada pelo professor Alex Trajano, especialista na educação de jovens e adultos, e pela educadora popular Mírian Warttusch, vice-presidente da Academia Mauaense de Letras e Artes, a mostra pretende traçar por meio de documentos, fotos e outros materiais o legado da educadora e de seu método de ensino, criado há mais de 70 anos. A primeira edição  da Cartilha Caminho Suave foi publicada em 1948.

O Método de Alfabetização pela Imagem criado por Branca foi inovador e revolucionário para a época, segundo Trajano. “Era um período em que não havia quase nenhum material pedagógico voltado à inserção nas primeiras letras”, afirma. “É algo que deve ser estudado, analisado e pesquisado continuamente, por fazer parte do desenvolvimento educacional da história do país”, completa Warttusch.

Além do acervo angariado em grande parte com a família da educadora, a mostra contará com a exposição de diversas edições da Cartilha Caminho Suave, incluindo as mais recentes, já que o material é publicado até hoje pelo Grupo Editorial Edipro. Também foram convidados artistas plásticos locais, que produziram obras baseadas na imagem de Branca.

Serviço
Exposição “Vida e Obra da Professora Branca Alves de Lima (1910-2001): a mulher que alfabetizou milhões
Período - até 28 de agosto
Local - Teatro Municipal de Mauá
Endereço - Rua Gabriel Marques, 353 - Centro - Mauá (SP)
Entrada gratuita

Enviar um comentário

0 Comentários